Através do programa “Ver é Viver”, da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a ArcelorMittal, foram entregues, nesta quarta-feira, 13, 70 óculos de grau a alunos de quatro escolas da rede municipal, em cerimônia na SE. Durante a entrega, crianças e seus responsáveis receberam orientações sobre o uso e cuidado dos objetos.
Durante este ano, as escolas municipais “Dr. Adhemar Rezende de Andrade”, “João Guimarães Rosa”, “José Calil Ahouagi” e “Santos Dumont” foram atendidas pelo programa. Através de testes de acuidade visual, identificou-se a necessidade do uso de óculos de grau por alguns alunos. O programa também foi responsável pelo encaminhamento das crianças para as consultas médicas e a confecção dos óculos.
A gerente do Departamento de Inclusão e Atenção ao Estudante da SE, Tania Azevedo, revelou que “muitas vezes, as crianças se queixam por dificuldade de aprender, o que é colocado como dificuldade intelectual. Mas com o uso dos óculos, verifica-se que o problema era no campo visual”. Ela esclareceu que, para 2018, há o interesse na continuidade do projeto, ampliando para outras escolas.
Keila de Almeida, mãe de Ketlyn, de 7 anos, contou que a filha já havia usado óculos antes, mas seu uso “foi suspenso pela médica, por conta de uma cirurgia de estrabismo”. Pelo programa “Ver é viver”, detectou-se a necessidade de Ketlyn voltar a usar os acessórios, e a menina não escondeu a alegria com o presente novo: “Achei legal, quando eu usava era muito bom”, comemorou.
Fonte: Assessoria/PJF