Settra firma convênio com UFJF visando melhoria da mobilidade urbana

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), firmou nesta segunda-feira, 27, convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), e a organização não governamental (ONG) WRI Brasil, para o desenvolvimento de políticas de mobilidade urbana.

O acordo de cooperação entre as instituições envolve a criação da disciplina de extensão “Projeto e Mobilidade Urbana” no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF. A parceria foi oficializada durante a 72ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece essa semana em Recife.

A iniciativa faz parte do projeto “Rede Nacional Para a Mobilidade de Baixo Carbono – Ruas Completas”. O convênio prevê, além da criação da disciplina de extensão, a realização de seminários, workshops e outros eventos científicos relacionados ao tema da mobilidade urbana.

O secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, destacou a parceria: “Amplia a divulgação do conceito de ruas completas e forma conjunto de profissionais capacitados para aplicar esse conceito futuramente”. Outro aspecto importante é a execução dos projetos por parte da administração municipal. Recentemente foi publicado edital para execução da obra de implantação do calçadão da Rua Marechal Deodoro.

Pioneirismo

Juiz de Fora é a única cidade mineira que integra a Rede, que conta com dez municípios brasileiros, sendo sete capitais. O objetivo do projeto é incentivar as cidades a desenvolverem vias que priorizem pedestres e ciclistas, além de promover a democratização no uso do espaço público, favorecendo a acessibilidade e a convivência entre as pessoas e os diversos meios de transporte urbano.


 Fonte: Assessirua 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.