Os integrantes do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), participaram nesta sexta-feira, 24, da “Oficina de Montagem de Vasos de Flores”. A iniciativa faz parte do projeto “Mestre por um dia”, que toda última sexta-feira de cada mês convida um usuário que mais se destaca nas habilidades com artesanato, para ministrar oficinas.
Os encontros foram realizados às 8 e às 14 horas, na sala de artesanato do CCI. Novembro teve como mestre de oficina o usuário Mimuran Takeshi, que demonstrou técnicas para confecção de “ikebana” (arte japonesa em arranjo de flores). Ele lembrou que aprendeu a arte quando ainda criança, no Japão: “Não é fácil. Demora muito tempo. Por volta de três anos. Hoje ensinei a fazer a base do arranjo, que é feita com flores e galhos”.
A aposentada Maria da Conceição Rocha foi uma das participantes. Ela relatou que não perde as oficinas do projeto: “Participo de todas. Acho muito interessante. Quero usar todo o aprendizado para produzir os próprios enfeites da minha casa. Aprendo tudo aqui no CCI e continuo minha produção no meu lar”.
A ação tem como objetivo potencializar o envelhecimento ativo e saudável da pessoa idosa e estimular ações que reforcem a visão de cidadão e protagonista, valorizando sua experiência de vida e estimulando a autoestima, além de proporcionar a troca de saberes.
Fonte: Assessoria