Cinco práticas para captar clientes usando e-mail marketing

Muitas pequenas e médias empresas pensam que, para ter uma presença digital forte, bastam estar presentes nas redes sociais. Não é bem assim.

Sem dúvida, as redes sociais são fundamentais para trabalhar o branding (construção e relacionamento da marca com o público), porém, quando tratamos de performance, ou seja, a capacidade de fechar novos negócios, elas deixam um pouco a desejar, principalmente se não forem geridas de maneira correta. O e-mail marketing elaborado de forma inteligente, aplicando os conceitos do marketing digital, pode trazer excelentes resultados e gerar conversões em vendas.

Existem cinco dicas valiosas que servirão tanto para aqueles que nunca aplicaram a estratégia do e-mail marketing ou para aqueles que já aplicaram, mas estão buscando dar um upgrade em suas campanhas, buscando melhores resultados. Confira:

#1 Comunicação personalizada – As pessoas procuram cada vez mais se relacionar com as empresas de uma forma mais personalizada e horizontalizada, ou seja, as marcas estão cada vez mais humanizadas e se relacionando com seus clientes de igual para igual. Por isso, um e-mail marketing que traga conteúdo de forma personalizada, tende a obter melhores resultados. Pense que cada cliente é único e gostaria de ser tratado como tal.

#2 Tenha periodicidade em suas mensagens – Uma coisa que ninguém gosta é de ter que limpar a caixa de entrada com toda aquela enxurrada de mensagens do mesmo destinatário todos os dias. É preciso ter bom senso para definir a periodicidade do envio das campanhas de e-mail marketing, uma vez que o usuário facilmente perderá a paciência com você caso seja muito insistente. A dica é somente insistir no envio caso tenha conteúdos realmente interessantes e diversificados.

#3 Crie assuntos de e-mail tentadores e provoque o Imediatismo – Estudos comprovam que cerca de 33% das pessoas abrem um e-mail motivadas somente pelo seu assunto. Desta forma, um assunto que chame atenção, que seja inovador é peça chave para aumentar as taxas de abertura de sua campanha de e-mail marketing. Dica: colocar o nome do destinatário no assunto torna a mensagem mais pessoal ( Ex: Pedro, temos um presente pra você).

#4 Não exagere no Design e use CallstoAction inteligentes – A mensagem deve ser clara, e os botões de ação (calltoaction) devem ser bem posicionados de forma a induzir o clique. Um e-mail carregado com muitas possibilidades acaba dispersando o usuário, que acabará não convertendo.

#5 Segmentação de público – O e-mail marketing é uma excelente oportunidade de conhecer seu público, de fazer estudos sobre como ele reage às suas ofertas, ou seja, uma ótima oportunidade para experimentar e conhecer ainda mais a buyer persona do seu negócio.


Adriano Sant'Ana.jpg

Adriano Sant’Anna, jornalista, pós-graduado em Marketing pela UFJF, atua no Marketing Digital há mais de 10 anos e é Sócio-Fundador da Plugin Web.  




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