A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nessa terça-feira, 31, requerimento para que sejam debatidas, em audiência pública, as medidas necessárias para assegurar a inspeção periódica das condições de acessibilidade e segurança dos ônibus envolvidos no transporte coletivo intermunicipal e metropolitano.
Quem solicitou a reunião foi o presidente da comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), que também fez considerações sobre a situação das escolas especiais no Estado. A comissão realizou uma série de visitas a essas instituições, com o intuito de conhecer suas instalações e os serviços prestados aos alunos.
A maior preocupação dos parlamentares está relacionada à política estadual de inclusão dos alunos com deficiência em escolas regulares. Para o deputado Duarte Bechir, as escolas especiais precisam ser valorizadas, tendo em vista o acompanhamento multidisciplinar que oferecem aos alunos, muitos deles incapazes de se adaptarem ao sistema regular de ensino.
O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) também pediu a palavra para defender a continuidade das escolas especiais. No seu entender, o Governo do Estado está dando uma demonstração clara de que não pensa nos excluídos.
Fonte: Assessoria