“Fomenta Minas” visa aumentar participação dos pequenos negócios nas contratações públicas

Segue até esta quinta-feira, 26, a programação do “Fomenta Minas – Encontro de Oportunidades para Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais”, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Gran Victory Hotel.

Reunindo empresários, empreendedores e gestores públicos, a abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira, 25, com a presença do prefeito Bruno Siqueira, do secretário de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, e do diretor de operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.

A iniciativa visa aproximar setores público e privado para aumentar a participação dos pequenos negócios nas contratações públicas e disseminar conhecimento sobre procedimentos e exigências dos compradores públicos em seus processos de aquisição de bens e serviços.

“Um evento fundamental para que micros e pequenas empresas tenham conhecimento da legislação vigente e possam explorar ao máximo as normas que as beneficiam nos processos de compras públicas”, destacou o prefeito. O “Fomenta Minas” ainda aborda temas como educação, gestão, inovação e políticas públicas, trazendo cases nacionais e internacionais e grandes nomes do cenário nacional.

Magalhães falou do papel do Sebrae no apoio aos pequenos negócios de todo o país e destacou a força das micros e pequenas empresas na promoção do desenvolvimento das cidades, citando, também, o apoio da atual administração municipal aos empreendedores.

Realizado pela segunda vez em Juiz de Fora, o evento deverá receber cerca de mil pessoas, contando com a participação de até 120 micro e pequenas empresas (MPEs) interessadas em vender e 40 empresas âncoras em busca de fornecedores.

Programação

Nesta quinta-feira, o jornalista Ricardo Boechat falará sobre “Desafios das Organizações do Século 21”. Neste mesmo dia haverá ainda painel de Luiz Barreto, ex-presidente do Sebrae e ministro. O diplomata brasileiro Marcos Trojyo encerrará o evento.

Durante o “Fomenta”, em salas paralelas, oficinas, palestras e painéis de diversos assuntos estão voltados ao setor público e privado. O tema compras públicas foi tratado pela presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Rafaela Medina Cury, na quarta-feira, 25. Nesta quinta-feira, a gerente da CPL, Josiane Naylle Queiroz, falará sobre as ações dos agentes de desenvolvimento no município.

Agentes de desenvolvimento

Em outubro, servidores da PJF receberam certificado de agentes de desenvolvimento (AD) do Município, durante abertura da “Semana Municipal do Empreendedorismo”, na Câmara Municipal. O ato simbolizou a nomeação de 14 funcionários de carreira do Executivo, por meio da Portaria nº 9.793, publicada no Atos do Governo de 28 de setembro, após curso no Sebrae.

Entre os nomeados estão servidores das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Desenvolvimento Social (SDS), Comunicação Social (SCS), Agropecuária e Abastecimento (SAA), Educação (SE), Fazenda (SF) e Meio Ambiente (SMA), CPL e Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Os ADs são responsáveis pela articulação de ações públicas para promoção do desenvolvimento local e territorial. Entre as suas atribuições está a criação de ecossistema mais favorável ao empreendedorismo, garantindo que a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa se transforme em benefícios para a população.


 Fonte: Assessoria




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