Exposição de Artes emociona professores e estudantes em JF

Teve início na noite de sexta-feira, 20, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), a exposição de artes de professores e alunos, dentro da programação da 13ª Mostra Professor Também Faz Arte e 9ª Mostra Estudantil de Artes. Com obras de professores e alunos, a exposição tem como objetivo reunir trabalhos artísticos produzidos por docentes da rede municipal de ensino de Juiz de Fora.

Ter um trabalho exposto pela primeira levou um brilho aos olhos da aluna Vitória da Gama Santos. Com 15 anos e estudante da Escola Municipal Prefeito Dilermando Cruz Filho, Vitória construiu um livro aberto com experiências pessoais e de amigos. “Eu fiz várias obras, comecei colagem pegando artes dos meus amigos e adaptando com lápis de colorir, areia e várias outras coisas. Foi assim que criei o livro aberto e eu acho incrível ter um trabalho meu exposto, não pensei que poderia acontecer”, conta a adolescente.

A Gerente do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação, Iêda Maria Loureiro de Carvalho, destacou que emoções como a de Vitória que de​ram vida às ​m​ostras. “É a possibilidade de darmos vozes aos alunos que apresentam seus trabalhos em outro contexto, ganhando um novo significado. Eles se sentem mais valorizados. Quando eles expõem o trabalho junto com outros eles avaliam as próprias obras com outros olhos, porque são novas referências abso​r​vidas.”

O professor de artes, Claudio Melo, levou alunos visitar a exposição. “É uma iniciativa válida, precisa, que deve continuar a ser incentivada contaminando outros espaços. Acompanho já alguns anos, é muito legal ver a produção dos alunos, a sensibilidade e criatividade”, diz o professor. “Ao longo dos anos das ​m​ostras, percebemos que as mesmas se tornaram um meio de formação de professores. Os trabalhos sempre voltam renovados, com outras visões, todos os anos”, finaliza Iêda.

Participantes

Cinquenta e cinco escolas municipais participam das mostras deste ano. Mais de 3.700 alunos e 130 professores apresentarão 96 trabalhos. A Mostra acontecerá até 5 de novembro, com apresentação dos trabalhos dos professores envolvendo dança, teatro, audiovisual e contação de histórias. Simultaneamente, é realizada a nona edição da Mostra Estudantil de Arte, conferindo visibilidade ao trabalho artístico-pedagógico realizado por professores com seus alunos.


 Fonte: Assessoria 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.