SEL inicia Programa “Esporte e Lazer da Cidade”
Juiz de Fora ganhará, em breve, mais um programa de incentivo ao esporte. O “Esporte e Lazer da Cidade” (Pelc), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), proporciona a prática de atividades físicas, culturais e de lazer, que envolvem todas as faixas etárias e pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias e favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.
De acordo com a coordenação do projeto, o programa busca a valorização da comunidade e não simplesmente a prática esportiva, pois as oficinas orientam os participantes a terem perspectiva maior sobre a atividade, tornando-se agentes multiplicadores dentro da própria comunidade.
O Pelc será implementado em Juiz de Fora por intermédio da emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão, e coordenado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), em dois núcleos, com dois subnúcleos em cada um. O da zona sul será composto pelo Centro Cultural Abolição como principal, e Polivalente Teixeiras e Praça São Mateus como secundários, e na zona norte, a Escola Estadual (E. E.) “Maria Elba Braga” será o núcleo, acompanhada do Campo do Cerâmica e do Núcleo Travessia como subnúcleos, oferecendo oficinas de vôlei, tênis de mesa, ginástica e dança, entre outras.
A equipe é formada por um coordenador de projetos, um esportivo pedagógico, dois de núcleos e 12 agentes sociais, que trabalharão diretamente nas oficinas oferecidas pelo programa. Durante essa semana o grupo passará por capacitação, que vai até sexta-feira, 20, oferecida pelo Goveno federal.
O programa tem investimento de cerca de R$550 mil e está atualmente na fase final de estruturação, que contou com licitações para compra de equipamentos e organização dos núcleos, chegando agora à capacitação dos profissionais. A seguir serão iniciadas as inscrições, diretamente nos núcleos. A previsão de atendimento do Pelc é de cerca de 400 pessoas por dia, de segunda a sexta-feira, de acordo com os horários de cada atividade.
Praia Clube Campeão Mineiro do Interior: Quinto título do time Aurinegro em sete anos
A Quadra Oficial do ginásio Waltercides Borges de Sá (G3) recebeu, no último fim de semana, os jogos válidos pelo Quadrangular Final do Campeonato Mineiro de Futsal do Interior Adulto. Em casa e empurrado pela torcida, o grupo comandado pelo técnico Marcelo Duarte, o Morcego, não deu chances aos adversários e faturou o ‘caneco’ após três triunfos. Na sexta-feira, 13, vitória sobre o time da Prefeitura de Itabira por 6 a 0. No dia seguinte, mais um êxito, dessa vez contra a agremiação do Tupi Foot Ball Club, por 3 a 2. Na manhã do último domingo, 15, o time Aurinegro confirmou o título ao derrotar o elenco do Nacional de Muriaé, por 4 a 1.
O Praia Clube/Colégio Nacional/Hospital Santa Clara teve a melhor campanha ao longo de toda a competição, o que lhe permitiu jogar o Quadrangular Final como anfitrião. Ao todo, o elenco preto-e-amarelo realizou sete duelos, com seis vitórias e um revés. O Praia balançou as redes 33 vezes e sofreu apenas 8 gols. O time adulto do Praia não disputava a categoria desde 2013, ano em que o Clube também levantou a taça do Campeonato Mineiro do Interior.
Confira os resultados dos jogos:
Tupi 2 x 5 NAC
Praia 6 x 0 Itabira
NAC 8 x 4 Itabira
Praia 3 x 2 Tupi
Tupi 3 x 5 Itabira
Praia 4 x 1 NAC