A Segurança Alimentar foi debatida na tarde dessa terça-feira, 17, durante Audiência Pública promovida pelo vereador Rodrigo Mattos (PSDB), em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional de Juiz de Fora (Comsea-JF), no Plenário da Câmara Municipal.
A fim de ampliar as reflexões sobre o tema e envolver a população na questão, os participantes se reuniram para discutir diretrizes de aprimoramento das políticas públicas que garantam alimentação de qualidade à população, enfretamento dos cortes promovidos pelo governo e maior incentivo por parte do poder público para as atividades de campo.
“As políticas existem para atender toda a população, principalmente os mais vulneráveis. Nos últimos meses presenciamos aumento no preço do restaurante popular, na passagem de ônibus, cortes na assistência social e isso prejudica quem mais precisa”, lembrou o presidente do Comsea-JF, Antônio Hugo Bento.
Como medida de enfrentamento à crise, os municípios estão sendo obrigados a diminuir o investimento em programas que privilegiam os menos-favorecidos. Recentemente o Programa de Segurança Alimentar foi atingido por essa estratégia, resultando em centenas de famílias que perderam o benefício das cestas básicas.
O encontro também foi a oportunidade de cobrar das autoridades a aplicabilidade de leis que regulamentam a segurança alimentar. “O intuito é cobrar das autoridades o posicionamento em relação ao descumprimento da legislação”, reforça Bento.