A família do menino Gustavo Garonci Guedes de Souza, de 11 anos, que luta contra uma leucemia, tenta conseguir um doador de medula óssea compatível com o garoto. Ele está internado no Hospital ASCOMCER, em Juiz de Fora, mas, segundo os parentes, os médicos dizem que ele precisa de um transplante com urgência.
Residente em Laranjal, na Zona da Mata mineira, a mãe de Gustavo, Ana Luiza Garonci Guedes, contou ao jornal O Vigilante Online que o filho é portador de uma leucemia linfoide aguda desde 2014 e precisa com urgência de um doador para salvar sua vida. Os familiares e amigos decidiram criar a campanha #umportdsetdspelogustavo para divulgar a busca por uma medula compatível. “Conto com a ajuda de todos vocês para salvar a vida do meu filho. Desde já agradeço a todos e que Deus os abençoe”, desabafa Ana Luiza.
O menino já está inscrito no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), mas precisa aguardar uma fila com pacientes de todo o país. Assim, Ana Luiza pede para que as pessoas se tornem doadoras e aumentem a probabilidade de achar alguém compatível. “O tipo sanguíneo do Gustavo é ‘O+’. Basta a pessoa se cadastrar para ser doadora de medula óssea e informar o nome Gustavo Garonci Guedes de Souza e o Hospital ASCOMCER que ele está internado em Juiz de Fora”, afirmou a mãe.
A medula óssea, tecido líquido-gelatinoso localizado no interior dos ossos, é o segundo maior órgão do corpo humano. A medula é responsável pela produção e manutenção de elementos como as hemácias, leucócitos e plaquetas, que constituem o sangue. As hemácias ou glóbulos vermelhos fazem o transporte de gases, em especial do oxigênio, no sangue; os leucócitos ou glóbulos brancos constituem o sistema de defesa, e as plaquetas são fundamentais no processo de coagulação do sangue.
O cadastramento de candidatos a doação de medula óssea é feito pela Fundação Hemominas e vinculado ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O interessado em se candidatar deverá se dirigir a uma das unidades de atendimento, onde receberá orientações sobre o cadastramento e a doação da medula óssea. O procedimento é feito de forma bastante segura. Em poucas semanas, a medula estará totalmente recuperada.
Fonte: O Vigilante Online