A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou a programação sobre o Dia da Árvore, celebrado na quinta-feira, 21. Um dos cartões-postais da cidade, o Parque Natural Municipal da Lajinha recebeu cerca de 30 integrantes do Centro de Convivência do Idoso (CCI) para o plantio coletivo de 15 espécies nativas. A iniciativa contou com a presença do prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, do secretário de Meio Ambiente, Luis Cláudio Santos Pinto, e de integrantes da Polícia Militar de Meio Ambiente.
O gerente do Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren) da SMA, Wesley Cardoso, destacou que o plantio é simbólico, para que todos reflitam sobre comportamento e a utilização dos recursos naturais.“Trazemos essa mensagem de preservação neste dia, para que entendamos que devemos usar os recursos com consciência e sustentabilidade, pois eles são finitos”. As iniciativas pelo Dia da Árvore contam com a parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Exemplo para o futuro
Edna de Morais Pinheiro, de 77 anos, frequentadora do CCI, ressalta que “árvore é vida! É tudo!”. Laurice Ferreira, 66, pela primeira vez no Parque da Lajinha, comemorou a atividade: “É uma alegria ter a possibilidade de plantar uma árvore. Atualmente tem muita gente destruindo, então plantamos para mostrar para o futuro que precisamos conservar o verde”. Ao lado, Marlene Xavier Gonçalves Pinto, 71, complementou: “É uma emoção muito grande, sempre plantei flor, e agora uma árvore. Meu coração está maravilhoso! Estamos contribuindo para o mundo. Agora vamos vê-la crescer”.
Já Joana Jacinto, 76, disse que “é um exemplo para as crianças de hoje. Temos que ter carinho com plantas e com as árvores. Estamos precisando plantar bastante, por causa dos desmatamentos que vêm acontecendo”. Posteriormente, ainda pela manhã, ação semelhante foi realizada na Creche Municipal Marcelo Moysés Gaio, localizada no Bairro Santos Dumont, onde dezenas de crianças, funcionários da unidade, servidores da SMA e da Polícia Militar de Meio Ambiente também promoveram plantio de árvores.
A diretora da unidade, Elisete Santiago Demarchi, ressaltou que a experiência “é muito significativa para que, desde a infância, aprendam a importância do meio ambiente e o amor pela árvore”. No coração da cidade, a Praça João Pessoa, em frente ao Cine-Theatro Central, um estande da secretaria – em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (Ama/JF) – estará com exposição de sementes de espécies da Mata Atlântica e doação de mudas.
Centro de Convivência do Idoso
O Centro de Convivência do Idoso é uma unidade da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com trabalho executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Realiza ações visando a garantir o envelhecimento saudável no município. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, ioga e informática. O telefone de contato é o 3690-7365.
Parque da Lajinha
O Parque da Lajinha possui aproximadamente 86 hectares, em sua maioria com vegetação nativa, sendo 10% desta área de acesso ao público. O local conta com coreto, bonde, quiosque, viveiro de plantas, lago, cachoeira, trilhas e jardins, que compõem a diversidade de atrativos naturais para o lazer ativo e o contemplativo.
Fonte: Assessoria