Na esteira da retomada da economia, o setor automotivo também demonstra sinais de recuperação. Dados da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias, mostram que a venda de veículos automotivos avançou 17,7% em agosto na comparação com o mesmo período do ano passado, o melhor resultado para o mês em três anos.
No mês, o segmento de automóveis comerciais e leves, que é o que atende pessoas físicas, cresceu 17,75% frente a agosto do ano passado. As vendas totais, no acumulado do ano, avançaram 5,33%, com o emplacamento de 1,4 milhão de automóveis.
Para a entidade, o resultado é reflexo do cenário de queda nas taxas de juros, queda do desemprego e o aumento da confiança do consumidor. “A queda nas taxas de juros e as boas notícias na retração do desemprego fizeram com que a confiança do consumidor aumentasse”, comentou o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
Esse cenário, completou, gerou efeitos positivos na inadimplência e na concessão de crédito para os consumidores. “Além dos demais fatores positivos já citados, a influência na melhora da inadimplência começou a refletir, diretamente, na aprovação de crédito para compra destes veículos”, disse.
Fonte: Portal Brasil