Autoridades políticas se reúnem para discutir ferramentas de gestão

Representantes de 84 municípios mineiros seu reuniram nesta sexta-feira, 1°, na sede do Hotel Gran Victory, para trocar experiências, discutir sobre as políticas públicas e encontrar soluções para os problemas de gestão que fazem parte do atual cenário político do país. O evento também contou com lideres de governo, como o vice-governador do estado Antônio Andrade, os deputados federais Marcus Pestana (PMDB), Rodrigo Pacheco, Luiz Fernando Faria (PP) e o deputado estadual Isauro Calais (PMDB).

Conforme o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), o evento serve de base para que a Prefeitura possa traçar estratégias de trabalho na gestão pública municipal, através das ideias apresentadas por outros municípios. “Queremos promover o diálogo com as 83 prefeituras vizinhas, para que possamos melhorar nossa gestão neste momento de crise e utilizar as novas ferramentas apresentadas para aprimorar o relacionamento do poder público com a população”, explica.

Durante o evento, ferramentas que foram criadas e disponibilizadas à população durante a gestão do governo Bruno, como o aplicativo “CittaMobi”, que informa quando o ônibus vai chegar no ponto; o ’Descarte.me”, que avisa aos usuários quando acontecerá a coleta de lixo e outros, foram exibidos e também fizeram parte da palestra “Transparência e Uso da Tecnologia no diálogo com a sociedade”. “Resolvemos trazer alguns projetos que são executados na cidade e que podem ser replicados nos outros municípios por um custo relativamente baixo. São estratégias que foram criadas através da percepção de que, muita das vezes, o que o cidadão cobra do poder público não é a solução do problema, mas a melhoria do serviço. A tecnologia, a inovação, nos ajudam nesse sentido”, afirma o secretário de Comunicação Social e também palestrante, Michael Guedes.

Outro tema abordado por Guedes foi a Lei da Transparência. “Cada vez mais a sociedade cobra transparência do poder público. Fizemos um trabalho que culminou na nota máxima avaliada pelo Ministério Público. Mostramos o que fizemos de certo, as dificuldades que passamos e o que fizemos para resolver aos outros municípios”, ressalta.

O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho (PHS), destaca que o evento foi a oportunidade de expor os problemas administrativos enfrentados pelas prefeituras e encontrar as soluções, adaptando as novas ferramentas à realidade da cidade. “Ubá é um município com 113 mil habitantes e com problemas de cidades maiores. A tecnologia, tanto na administração pública, quanto para uso da população, está cada vez mais presente para facilitar a vida do cidadão. Entretanto, o grande problema ainda é o custo dos equipamentos”, ressalta. “A maioria das prefeituras não possui recursos para implantar as tecnologias. Porém, temos a chance de conhecer as experiências bem sucedidas em outros locais e a chance de adequá-las à nossa realidade”, conclui.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.