Da goulash, uma espécie de ensopado de carne que se destaca pelo sabor marcante da páprica doce, à costelinha de porco defumada, a gastronomia da Deutsches Fest – Festa Alemã 2017 promete ser um show à parte de sabores típicos do país europeu. A 23ª edição do evento, que acontece de 6 a 17 de setembro, na Rua José Lourenço Kelmer, no bairro Borboleta, irá reunir arte, cultura e entretenimento. A organização, no entanto, já tem um novo “esquenta” programado para o próximo sábado, 2 de setembro, das 10h às 22h, no Shopping Jardim Norte. Na pré-estreia da festa haverá comidas e cervejas típicas, dança folclórica e apresentação da banda Alemão Cascudo.
A Deutsches Fest (Festa Alemã) teve início em 1969, quando a comunidade alemã realizou a festividade pela primeira vez. Até a criação da Associação Alemã, em 1993, cinco festas foram realizadas. Dois anos após a fundação da Associação, o evento começou a ser realizado anualmente.
“Nós somos a primeira festa alemã do Brasil. As cinco primeiras edições foram realizadas com a intenção de angariar fundos para ajudar alguma entidade ou instituição da comunidade. De lá para cá, o bairro cresceu, se modificou, e a festa foi se tornado cada vez maior, tanto que, em 2016, transferimos o evento da região central do bairro para uma rua que comportasse melhor o volume de pessoas”, explica Carolina Weitzel, uma das integrantes da organização da festa.
Neta de alemão, que chegou à cidade logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, Carolina destaca que o mais importante, além do entretenimento, é o resgate da cultura. “Somos um bairro de colonização e há, portanto, uma grande quantidade de descendentes aqui. A celebração todo ano é uma forma de manter viva a memória de nossos ancestrais”, enfatiza.
FESTIVAL GASTRONÔMICO GERMÂNICO
Ao todo, dez cervejarias, duas a mais que no ano passado, baterão ponto nos 12 dias de festa. Uma das novidades é o Festival Gastronômico Germânico, realizado entre as nove barracas participantes. “Costelinha de porco defumada com molho barbecue, batata frita, pão alemão e purê de maçã” e “Filé suíno, molho de páprica picante, purê de batata recheado com bacon e queijo e chucrute” são alguns dos preparados que irão disputar o título de “melhor prato” da Deutsches Fest 2017. Neste ano, a Associação Alemã do bairro lançará a marca “Produtos Borboleta Alemã”, uma linha de embutidos. Em sua maioria, carnes especiais de porco de um frigorífico parceiro da Associação.
DANÇA, MÚSICA E COMPETIÇÕES
Lançado em 2017, especialmente para a 23ª edição da festa, está “A Camerata Gustav Reich”, um grupo musical especializado em reproduzir canções clássicas, que nasceu para compor o time da Associação no trabalho de resgate da cultura dos ancestrais da colônia alemã do Borboleta. Junto à banda, também foi fundada este ano a “Schmetterling Kapelle” para acompanhar o Grupo de Danças Folclóricas Schmetterling em suas apresentações durante a Deutsches Fest.
Além dos tradicionais concursos de chope em metro e comedores de salsichões, a edição de 2017 traz competições folclóricas, que consistem em diversas modalidades olímpicas – com caráter típico, para integração entre o grupo de danças folclóricas Schmetterling com seu público –, como: “Corrida com barril”, “Corte do gurpião” (um tipo de cerrote) e “Speed chopp”.
O RETORNO DA “CERVEJARIA BORBOLETA”
Fundada em 1880 na própria comunidade, a Cervejaria Borboleta estará de volta nesta edição. Cinco estilos da iguaria serão comercializados: BelgianBlond, Pilsen, IrishRed Ale, Dry stout e Weiss.
De acordo com a organização, a programação completa para cada dia do evento deve ser divulgada nos próximos dias nas páginas “DeutschesFest – Festa Alemã de Juiz de Fora/MG” e “Associação Alemã de Juiz de Fora/MG”, no Facebook.
.