Exposição destaca a obra do jornalista e fotógrafo leopoldinense Sebastião Heitor

O jornalista Sebastião Heitor Luiz Valverde, fundador da Revista “Hora H”, terá inaugurada, no dia 1º de setembro, às 19h30, no Centro Cultural Mauro de Almeida, em Leopoldina, a exposição “Sebastião Heitor: Fotografando momentos e eternizando memórias”. A atração apresenta o trabalho do jornalista, fotógrafo, editor e colecionador, a partir da década de 1980, quando, em 1984, ele cria a Revista “Hora H”.

A exposição ficará em cartaz até o dia 15 de novembro, prestigiando e difundindo a obra de um dos mais importantes nomes da imprensa local e regional, que muito contribuiu para a transformação da comunicação local ao inserir um novo formato de publicação, com conteúdos inovadores para a época.

De acordo com informações do Centro Cultural Mauro de Almeida, a mostra é composta por blocos, que expõem os momentos mais marcantes de cada ano da Revista, incluindo fotografias temáticas selecionadas pelo próprio jornalista, que abordam coberturas especiais e entrevistas relevantes. Além disso, os organizadores reuniram um arcabouço de documentos e fotografias que revelam a personalidade de Sebastião Heitor, que adotou como marca o acróstico SEHELUVAL.

Natural de Leopoldina, o fotógrafo, que nasceu em 24 de novembro de 1946, no distrito de Ribeiro Junqueira, concedeu, em 2014, uma entrevista ao jornal O Vigilante Online, contando, por exemplo, que começou a interessar-se pelo jornalismo ainda na juventude. “Acredito que comecei a gostar da cultura ou da arte da escrita no momento em que entrei para o Ginásio. Ali, já dirigia e participava de um jornal do colégio, denominado ‘O Vagalume’. Alguém que ler esta entrevista vai lembrar deste curso de admissão ao ginásio, ‘O Vagalume’ ”, relatou na época.

A Exposição “Sebastião Heitor: Fotografando momentos e eternizando memórias” estará aberta para visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para agendamento de visitas, os interessados deverão entrar em contato pelo telefone (32)3441-5552 ou pelo email sec.cultura.leopoldina@gmail.com.

Colaboração: O Vigilante Online




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.