Projeto de Lei vai homenagear servidores de segurança pública

O vereador Sargento Mello Casal (PTB) protocolou na Câmara Municipal três projetos de lei que visam valorizar o trabalho dos profissionais de segurança pública na cidade. A intenção do parlamentar é instituir na cidade o Dia Municipal do Policial Militar, do Bombeiro Militar e do Agente de Segurança Penitenciária, que poderão ser comemorados nos dias 25 de junho, 11 de agosto e 16 de outubro, respectivamente.

“Nossa intenção é fazer com que os agentes de segurança pública em Juiz de Fora tenham seu dia de representatividade. A gente verifica que ninguém se preocupa em reconhecer a classe e isso tem impactado no dia a dia do servidor”, explica Casal.

De acordo com o vereador, o sistema penitenciário atual enfrenta vários problemas relacionados à falta de estrutura e segurança. “A categoria sofre com equipamentos ultrapassados, que não tem manutenção, com salários inadequados para o trabalho que ela presta, mostrando que no Brasil a segurança está em segundo plano. No país que leva a segurança a sério, não existe esses problemas”, afirma. “Os profissionais de segurança pública são os responsáveis pela preservação da ordem, eles são a primeira barreira contra o mal, por isso, é preciso maior empenho do poder público”, complementa.

Entre as propostas que o parlamentar pretende elaborar, está a criação de um passe livre para a classe que, segundo Casal, vai contribuir com a segurança da cidade. “A criação do passe livre dos agentes de segurança nos coletivos urbanos também vai ajudar no monitoramento e nos trabalhos de prevenção da polícia, afinal, com o servidor dentro do ônibus, ficará mais difícil para que o criminoso cometa um delito dentro do veículo. É uma forma de incentivá-los a utilizar o transporte público e aliar à segurança”, ressalta.

Casal também pede maior empenho da mídia brasileira. “É muito desagradável chegar em casa e assistir a uma novela, onde o bandido é vangloriado e tem sua história retratada. O jovem que assiste a esses programas acha que esse é o caminho que deve seguir. O que queremos é mais responsabilidade da mídia, que acaba se tornando responsável pelo futuro desses jovens”, acrescenta.

 

DATAS

O dia 25 de junho foi escolhido para homenagear o Policial Militar em referência à mobilização histórica que reuniu soldados, cabos e sargentos em uma passeata pela Avenida Rio Branco, em protesto por melhores condições salariais e de trabalho, em 1997. Os policiais pleiteavam também a revisão do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar (RDBM), e do Estatuto Pessoal da Polícia Militar (EDPM), que permitiam abusos de autoridade dentro dos quartéis.

A data escolhida para que Juiz de Fora preste suas homenagens aos bombeiros militares é alusiva ao dia 11 de agosto de 1930, quando foi criado o então Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora. A instituição, à época, era formada pelo 2º Destacamento de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, que é atualmente o 4º Batalhão de Bombeiros Militar, sediado na Avenida Brasil, 3405.

Já o dia 16 de outubro foi escolhido para valorizar o trabalho dos agentes de segurança penitenciária por ser a data em que a administração do sistema prisional de Juiz de Fora passou a ser de responsabilidade da Subsecretaria de Administração Prisional (Suap) da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), liberando 25 policiais militares para o policiamento ostensivo e 30 policiais civis para as investigações. Também é uma forma de homenagear e reconhecer o trabalho dos profissionais contratados que assumiram a função de agentes penitenciários naquela época.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.