Neste sábado, 19, a equipe do Serviço de Dermatologia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) realizará a 1ª edição do Mutirão de Dermatologia. Ao todo, serão oferecidos à comunidade cerca de 120 atendimentos gratuitos, entre 9h e 14h, na sede da entidade, que fica na Rua Doutor Dirceu de Andrade, nº 33, bairro São Mateus.
A população terá acesso a exames de triagem, que são usados para identificar doenças ou o risco de desenvolvimento das mesmas. Nove profissionais estarão empenhados para auxiliar os pacientes.
De acordo com o chefe do Serviço de Dermatologia do HMTJ, Aloisio Gamonal, a iniciativa partiu da necessidade de desafogar a grande demanda do setor, que atende a média mensal de 400 pessoas. “O mutirão foi ideia das médicas, que perceberam a grande demanda do ambulatório. Atualmente, atendemos cerca de 30 pacientes todas as manhãs e constatamos que a procura pelas consultas vem crescendo”, explicou.
CUIDADOS
O médico reforçou também os cuidados que devem ser tomados com a pele. “Toda mancha fora do normal, seja ela escura ou clara, caroços mais grossos, cabeludos e aquilo que estiver crescendo e incomodando o corpo, são suficientes para serem diagnosticados entre as 1927 doenças de pele. Por isso, ao perceber esses sintomas, é necessário procurar um profissional”, destacou.
As 120 pessoas beneficiadas serão atendidas por ordem de chegada, mediante as senhas distribuídas no dia da atividade.