Será realizado nesta sexta-feira, 18, o 1º Seminário Regional que abordará “O Cuidado à População em Situação de Rua e suas Interfaces com a Rede de Atenção à Saúde”. O evento, que acontece na sede da Superintendência Regional de Saúde, localizada na Avenida dos Andradas, nº222, das 8h às 17h, é uma promoção do programa “Consultório de Rua”, da Secretaria de Saúde (SS) de Juiz de Fora, em parceria com o Governo de Minas Gerais, em apoio à Associação Casa Viva.
O evento contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde e de outros consultórios de rua do Brasil. O objetivo do seminário é apresentar o trabalho feito pelo programa e mostrar a importância de uma rede de cuidados mais capacitada. O público-alvo do evento são os técnicos da área da saúde, em especial trabalhadores da atenção primária, e interessados no assunto. Foram disponibilizadas 120 vagas e todas já foram preenchidas.
Atualmente, no Brasil, existem cerca de 101 mil pessoas em situação de rua, sendo 77% delas em cidades com mais de cem mil habitantes. Em Juiz de Fora, 876 pessoas foram identificadas nessa situação pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), estando 141 desse total em unidades de acolhimento e 496 sobrevivendo das ruas, mas constantemente retornando para casa.
Fonte: Assessoria