As comemorações da 25ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pelo Banco de Leite Humano da Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) começaram nessa terça-feira, dia 1º de agosto, com curso para gestantes. O evento contou com palestras e orientações gerais sobre amamentação e cuidados com os bebês.
Coordenadora do Banco de Leite Humano, Bernadete Monteiro Oliveira abriu o encontro falando sobre amamentação e todos os seus desafios. Durante o curso, mães e pais presentes puderam tirar dúvidas sobre o assunto.
O pediatra e infectologista Mário Novais falou sobre a importância da vacinação em gestantes que, quando imunizadas, fazem com que o bebê, automaticamente, também fique protegido contra doenças.
Os testes a serem realizados nos primeiros dias de vida dos bebês, como do pezinho, da orelhinha e do olhinho também foram abordados, assim como os cuidados com a higiene dos recém-nascidos. Dúvidas foram esclarecidas sobre como é feito o banho e os cuidados com o umbigo. O curso foi realizado na Clínica Cindi, situada na Rua Rei Alberto, nº183, Centro.
PROGRAMAÇÃO
Nos dias 2 e 3 será oferecida capacitação sobre o tema, para os funcionários do Hospital Dr. João Penido, das 14h às 17h. Até o dia 4 será realizada a “Sala de Espera”, no Departamento da Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na Rua São Sebastião, 772/776, Centro, onde funciona o Banco de Leite Humano, para a divulgação da semana e o reforço sobre a importância da amamentação. Para encerrar a programação do “Agosto Dourado”, no sábado, 5, acontecerá a “Hora do Mamaço”, a partir das 10h, no Parque Halfeld. O intuito é divulgar que os espaços públicos podem e devem ser utilizados para a amamentação.
Fonte: Agência Brasil