Jovens e adultos que não concluíram seus estudos podem obter certificação de conclusão do ensino fundamental ou do médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências (Encceja). A prova é gratuita e realizada em diversas cidades do Brasil, incluindo Juiz de Fora, ou do exterior. O edital para avaliação nacional já está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep), pelo endereço www.portal.inep.gov.br. As inscrições poderão ser feitas entre 7 e 18 de agosto, pelo mesmo portal, e as provas serão aplicadas em 8 de outubro.
Para certificação de nível fundamental, os jovens e adultos devem ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Para o ensino médio, a prova é destinada a jovens e adultos com idade mínima de 18 anos.
O edital prevê atendimento especializado para participantes que comprovarem as condições de autismo, baixa visão, cegueira, déficit de atenção, deficiências auditiva, física e intelectual (mental), discalculia, dislexia, surdocegueira, surdez ou visão monocular. Há também opções de atendimento específico para gestante, idoso, lactante, sabatista ou outra condição específica.
O Encceja será aplicado nos turnos matutino e vespertino a todos os inscritos. O turno matutino terá início às 8h e contará com as provas de Ciências Naturais, História e Geografia para o ensino fundamental. Para o nível médio de certificação, serão aplicadas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias, no mesmo horário. As provas do turno vespertino começarão às 14h30. Para o ensino fundamental, línguas Portuguesa e Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática. Para o ensino médio, no período da tarde, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Fonte: Assessoria