Comissões de Segurança e Saúde da Câmara Municipal fazem visita ao HPS

Os vereadores Mello Casal (PDT) e Charlles Evangelista (PP), presidente e vice da Comissão de Segurança Pública, e o presidente da Comissão de Saúde Pública e Bem-Estar Social, vereador Adriano Miranda (PHS), visitaram o Hospital de Pronto Socorro (HPS) na tarde dessa quinta-feira, 20. Na pauta a verificação das condições de trabalho dos guardas municipais, questionamentos sobre o atendimento de traumatologia e da equipe de higiene e limpeza da unidade.

Com relação às condições de trabalho dos guardas municipais, Mello solicitou à direção do HPS um espaço mais adequado e amplo para que os guardas possam trabalhar. “Quem trabalha com segurança pública precisa de condições específicas de trabalho. É preciso um local onde eles possam guardar o equipamento, que é caro e visado pelos contraventores, e onde eles possam ter seu momento de descanso”, argumentou o vereador.

O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Juiz de Fora, João Athouguia Hipólito, ressaltou que “o lugar onde nós, guardas municipais, ficamos é extremamente vulnerável, sem espaço para guardar nossos objetos. Além disso, precisamos ver sem sermos vistos e, por isso, é importante o videomonitoramento, para que possamos atender melhor e mais rapidamente”.

A diretora-geral do HPS, Simone Mathiasi, relatou que recentemente foi procurada pela Comandante da Guarda, Emilce de Castro, solicitando a reativação das câmeras. “Estamos providenciando essa demanda. As câmeras existem, falta apenas reativar o sistema. Quanto ao espaço para a Guarda, nos dispomos a verificar junto à Associação e ao comando da unidade um local que melhor os atenda, dentro das nossas possibilidades”, afirmou Simone.

A direção também informou que o serviço de limpeza foi regularizado, há funcionários específicos para cuidar dos banheiros e uma nova licitação está em andamento. “A limpeza e higiene dos banheiros é um problema recorrente. Recebemos muitas queixas em nossos gabinetes. É preciso dar uma atenção especial para isso. O HPS já melhorou muito, mas é preciso avançar. Os detalhes são muito importantes na saúde e é preciso ficar atento a eles para que a população saia ganhando”, ressaltou o parlamentar Adriano Miranda.

No setor de traumatologia do HPS, o secretário adjunto de Saúde, Márcio Itaborayh explicou que “esta semana o Hospital Terezinha de Jesus voltou e todo atendimento de emergência clínica e de traumatologia está sendo direcionado para lá. O HPS está atendendo os casos de politraumas. O Samu já foi orientado e com isso pretendemos agilizar e melhorar o atendimento aos pacientes”. Ele ressaltou ainda que a Secretaria de Saúde tem um projeto de melhoria no acolhimento dos pacientes em toda rede de saúde.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.