No período de férias escolares, as crianças costumam ficar entediadas e sem ter o que fazer em casa. Muitas delas passam o tempo livre no computador, vídeo game ou celular. Para proporcionar uma atividade para essas crianças, clubes da cidade organizam as chamadas colônias de férias.
Uma opção é a “Aventura de Férias”, que acontece em três pontos da cidade, no Clube do Papo, no Clube dos Bancários e no Centro de Futebol Zico (CFZ). A faixa etária vai de 4 a 15 anos no Clube do Papo e de 5 a 12 no dos Bancários e no CFZ. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h. Os pais têm a opção de fechar o pacote diário ou semanal para inscreverem os filhos na colônia e as inscrições podem ser feitas nas secretarias dos locais onde serão realizadas as atividades.
De acordo com o coordenador da “Aventura de Férias”, Fernando de Pádua, a colônia conta com diversas atividades recreativas e esportivas. “Uma das atividades é um jogo onde as crianças são os personagens principais e, durante a aventura, elas têm que recolher alguns cartões, que dão habilidades especiais. Assim, elas devem saber usar e administrar essas habilidades”, conta.
Para o coordenador, um dos benefícios da colônia é ajudar na socialização das crianças e fazer com que elas se desconectem das tecnologias e pratiquem atividades físicas. “Eles convivem com pessoas que não estão acostumadas a conviver e aprendem a respeitar as diferenças”, acredita.
Outra opção para as crianças não ficarem em casa nas férias é a colônia de férias do Clube Cascatinha, que acontece até o dia 28, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 18h30. Durante as duas semanas, as crianças terão atividades recreativas, esportivas, passeios, festival de chocolate, oficinas de pastel e brigadeiro, além de uma atividade, no último dia, com a família, tema do evento este ano. Tem ainda a tradicional noite do pijama, na qual as crianças passam a noite no clube.
O coordenador de esportes e lazer do Clube Cascatinha, Ricardo Almeida, ressalta que é muito importante os pais colocarem os filhos em colônias de férias para que eles possam ter espaço e amigos para brincar e aproveitar o período de descanso escolar. “A socialização é muito importante, pois a criança vai conviver com crianças diferentes das que estão acostumadas a conviver. É importante também para elas se divertirem e curtirem as férias em um ambiente externo e não ficarem só no computador e videogame”, afirma Almeida.
Os pais podem inscrever os pequenos na secretaria do Clube, que fica na Rua Miguel José Mansur, nº 380. Quem quiser entrar em contato para tirar alguma dúvida ou se informar mais sobre as atividades, pode entrar em contato através do número 3229-4100. Os pais podem optar pelo pacote de uma ou duas semanas, ou pelo pacote diário.