Professores dão dicas de redação para concurseiros

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Conforme prometido, hoje os professores Júnia Andrade e Marco Antônio Macarrão vão analisar, parte a parte, uma redação que obteve nota 93 em um concurso do TRT-RJ, em 2013.

INTRODUÇÃO

Semana passada, nas instruções para a introdução da redação, os professores recomendaram algumas “obrigações” a cumprir. Elas serão aqui relembradas, para, posteriormente, serem aplicadas na análise do texto:

1) Retomar o maior número possível de palavras-chave do tema; é imprescindível que o tema seja apresentado na introdução.
2) Não deixe essa retomada para o final da introdução, você deve dizer logo a que veio. O tema deve ser apresentado no início da introdução.
3) Deixe claro seu posicionamento em relação ao tema proposto.
4) Não faça perguntas: o que se quer de você são respostas.
5) Você deve “listar”, na introdução, os itens que irá abordar no desenvolvimento, mas não explicá-los, exemplificá-los, utilizar argumentos de autoridade (como citações, por exemplo).

Observando a introdução da redação analisada, observa-se que os requisitos foram cumpridos:

A apresentação do tema é feita logo de início, com a frase “É fato que o tema da mobilidade urbana traz consigo uma série de desafios, principalmente nas capitais”.

A retomada das palavras-chave da proposta temática é precisa, e vem ao longo da introdução, mas, antes da metade, tudo já foi retomado: “Aspectos sociais, econômicos e ambientais influenciam…”. Os termos retomados também já cumprem a função de listar os itens a serem discutidos. Indicou-se, ainda, um caminho que será percorrido: “… influenciam diretamente as políticas públicas em prol de uma melhor qualidade no deslocamento de grandes massas, a fim de desenvolver uma nação e propiciar qualidade de vida aos habitantes”.

Faltou, na análise, uma posição mais clara acerca do assunto, deixando evidente a tese defendida. Existe uma tese – a mobilidade traz uma série de desafios e os aspectos em questão influenciam as políticas públicas -, mas ela está tímida. No todo, foi uma excelente introdução, da qual foram descontados 5 pontos por conta exatamente dessa questão da tese.

DESENVOLVIMENTO

Aqui, esperava-se que o candidato mantivesse a ordem trazida na introdução e que houvesse análise, senso crítico e argumentos fortes, a fim de sustentar toda a linha argumentativa.

No desenvolvimento, é preciso estar atento aos seguintes pontos:
1) não perca a linearidade de sua argumentação.
2) para isso não acontecer, tome cuidado com os exemplos escolhidos, eles devem pertencer a um “mesmo universo” (não misture assuntos incompatíveis).
3) lembre-se de fundamentar o argumento. Isso se faz com citação de autores importantes para o assunto, ou dados estatísticos.
4) trazer exemplos concretos também é importante, pois eles ilustram aquilo que você explicou/argumentou;
5) lembre-se de que não basta trazer o argumento ou trazer a fundamentação, é imprescindível apresentar senso crítico e mostrar capacidade de análise.

Retomando o segundo parágrafo do texto:

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No segundo parágrafo do texto (primeiro do desenvolvimento), discutiu-se a importância do ponto de vista social da mobilidade urbana. A defesa foi no sentido de valorizar a importância do transporte público coletivo e a sustentação desse argumento ficou por conta de um dado creditado à pesquisa feita pelo Ministério dos Transportes. Ou seja, o texto cumpriu fidedignamente aquilo que a banca exige.

No terceiro parágrafo do texto (segundo do desenvolvimento), o aspecto abordado foi o econômico:

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Aqui, o candidato produziu seu melhor parágrafo. Ele trouxe uma relação muito clara entre o aspecto econômico, a mobilidade urbana e as políticas públicas: o escoamento de produção. Essa é uma grande dificuldade histórica em nosso país e o texto traz um exemplo excelente da eficácia de um determinado projeto. Ele traz o PAC (à época, muito em alta) e uma obra de uma via expressa que liga a entrada da cidade de Salvador a seu porto, uma via exclusiva para caminhões. Exemplo melhor não haveria. Detalhe: o concurso era TRT/RJ, mas o candidato em questão era soteropolitano. Pontos garantidos!

No último parágrafo do desenvolvimento (quarto do texto), a abordagem deu conta da questão ambiental:

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O texto aponta a construção de ciclovias no município do Rio de Janeiro (dando maiores informações) como uma importante medida para o aspecto ambiental da mobilidade urbana, pois diminui a poluição, já que proporciona a vantagem de levar menos carros às ruas. Tarefa concluída! Desenvolvimento muito bem feito!

CONCLUSÃO

A conclusão, para a maioria dos concursos hoje, deve ser simples e de caráter resumitivo. Nessa parte do texto é exigido:

1) Retomar os itens mencionados na introdução e desenvolvidos no texto.
2) Não apresentar novas discussões.
3) Evitar se alongar: o que tinha que ser discutido já o foi no desenvolvimento.

O autor do texto em análise cumpriu bem esses requisitos.

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Observa-se que o texto retoma as palavras-chave, resumindo e encerrando a discussão. São trazidas também palavras e expressões usadas na introdução, culminando num belo desfecho: “Uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, associada ao desenvolvimento nacional, são efeitos que ocorrem diretamente pela observância desses aspectos”.

Nota-se, também, que a progressão textual, o encadeamento de ideias e a articulação entre orações, períodos e parágrafos é muito bem feita.

A sequenciação estabelecida no início de cada parágrafo do desenvolvimento dá clara objetividade ao texto e faz com que ele progrida. Os marcadores que estabelecem esses nexos foram “Primeiramente”, “Paralelamente” e “Além disso”. A conclusão é claramente marcada pelo uso da forma “Concluir-se”.

Enfim, o texto, como dito semana passada, não é perfeito, mas está muito bom. Apresenta algum errinho gramatical e um equívoco na conclusão (quando se repete a palavra “sociais” em vez de usar “ambientais”), mas isso não compromete sua qualidade e a nota obtida comprova: foi um 93 em 100, nada mal!

Colaboração Júnia Andrade e Marco Antonio Macarrão




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