Com o menor índice de ocorrências de violência em estádios de futebol nos últimos anos, a Federação Pernambucana de Futebol vem investindo no desenvolvimento de novas medidas de segurança nos jogos em Pernambuco. Em prol da segurança dos torcedores, a FPF fechou parceria com a startupMooh! Tech, que possui trabalho focado em pesquisa e desenvolvimento de soluções para SmartCities (Cidades Inteligentes), lançou o aplicativo Torcedor Alerta.
A iniciativa é inspirada no Sempre Alerta, plataforma de comunicação e gestão de efetivos focada no conceito de segurança preditiva e participativa, no qual os cidadãos agem como fonte de informação para órgãos públicos que, em posse desses dados, podem realizar ações com maior assertividade e uso racional dos efetivos em campo. (Policiais, agentes, viaturas, drones, etc).
A Federação Pernambucana de Futebol percebeu nesse projeto uma oportunidade de aproximar o torcedor dos estádios e colocá-lo como mais um agente da segurança, onde o torcedor pode realizar denúncias em tempo real dentro e fora dos estádios, utilizando e implementando o módulo “Torcedor Alerta” dentro da plataforma “Sempre Alerta”. Através de fotos, áudio, vídeo e texto, o torcedor pode fazer a sua parte, ajudando na identificação de vândalos, agressores e demais indivíduos que estejam praticando atividades criminosas.
Como o slogan do módulo diz, “Você Faz o Espetáculo Mais Bonito”. Do Brasil para o mundo devido ao apoio dado pela FPF, hoje, a ferramenta já é procurada por clubes do futebol europeu para implantação em seus estádios, assim como a implantação da plataforma completa em cidades da Espanha, França, Nigéria.
No Brasil, a cidade de São Paulo está em fase final das tratativas legais para adoção da plataforma Sempre Alerta para a Guarda Civil Metropolitana.
NÚMEROS ATUALIZADOS
– 18.487 downloads;
– 254 ocorrências atendidas;
– 18 jogos realizados.