Curso gratuito do Sebrae capacita docentes a desenvolverem potencial empreendedor dos alunos

Estimular as potencialidades empreendedoras dos alunos dentro das salas de aula é a proposta de dois cursos oferecidos pelo Sebrae Minas. A capacitação, oferecida pela primeira vez em Juiz de Fora, é voltada para docentes dos níveis de ensino fundamental, médio, técnico e superior.

O primeiro curso acontece na sexta-feira, 14, e no sábado, 15, e o segundo será realizado nos dias 4 e 5 de agosto, sempre das 8h30 às 17h30, na sede do Sebrae, na Rua Olegário Maciel, 436, Bairro Santa Helena.

A metodologia do curso visa à capacitação de professores na aplicação do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), uma ferramenta de ensino que integra o programa de Educação Empreendedora do Sebrae. A intenção é fornecer ferramentas que possibilitem aos docentes identificar oportunidades para a geração de um ambiente favorável à cultura empreendedora.

“Após o fim do curso, o profissional será capaz de trabalhar, dentro da sala de aula, a atitude dos seus alunos. O CAV foi estruturado de modo a auxiliar o professor para que ele consiga transmitir o conteúdo da disciplina de forma dinâmica, facilitando o aprendizado e estimulando a reflexão sobre as informações recebidas”, explica Daniela Mendonça, analista do Sebrae Minas.

No cerne da metodologia está a premissa de que os alunos, nas escolas e universidades, não devem apenas receber o ensinamento, mas pensar, a todo momento, sobre as potencialidades empreendedoras imersas nos conteúdos absorvidos diariamente. “No curso, o professor, além de aprender como conduzir melhor debates em sala de aula, irá adquirir não apenas conhecimento técnico, mas também a capacidade de fazer com que os alunos enxerguem suas próprias potencialidades”, finaliza Daniela.

Dentre os conteúdos abordados no curso, encontram-se atividades vivenciais e ciclo de aprendizagem vivencial; a importância das estratégias educacionais vivenciais na educação empreendedora; o uso de estratégias vivenciais em diversas situações de ensino; a postura de facilitador na ação do docente; o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem que favoreçam a educação empreendedora; a reflexão sobre o desenvolvimento do ecossistema empreendedor, e a estruturação de estratégias educacionais vivenciais.

Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas para cada dia de curso. As inscrições podem ser feitas por meio dos telefones (32)3257-4708, (32)3257 4709 ou 0800 570 0800. Para receber o certificado de conclusão do curso, o participante deverá entregar ao Sebrae um relatório da atividade prática proposta pelo professor.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.