Vereadores visitam o 2º batalhão da Polícia Militar

Com o objetivo de aproximar o Legislativo da Polícia Militar (PM), a comissão de Segurança Pública, representada pelo presidente, vereador Mello Casal (PTB), visitou o segundo batalhão da PM, no Bairro Santa Terezinha. No local, funciona também o Centro de operações da Polícia Militar (Copom) e o serviço Olho Vivo. O presidente da comissão da Criança e do Adolescente, vereador Júlio Obama Jr. (PHS), também acompanhou a visita, além de uma representante da secretaria de Segurança Urbana e Cidadania.

O primeiro contato do cidadão com a PM é feito pelo Copom, por meio do telefone 190. Após isso, a PM emite a ocorrência e as providências são tomadas. De acordo com o Sargento Marcelo Menon, depois de chegar a ocorrência, esta é emitida via rádio às salas de despacho de viatura. Ele alerta que a maioria das ligações, cerca 40%, são trotes feitos principalmente por crianças. Apenas 20% são ocorrências policiais.

O Olho Vivo é uma tecnologia que ajuda no registro de incidentes. Ao todo são 54 câmeras espalhadas pela cidade, que são monitoradas por seis pessoas, sendo que cada uma controla nove câmeras. Desse modo, se tiver alguma atitude suspeita, a informação é repassada via rádio e solicita-se a viatura mais próxima do local. Este sistema Olho Vivo é diferente daquele utilizado pela secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) que só colhe informações pertinentes ao trânsito.

Quanto aos casos de trote, realizados por crianças, o vereador Júlio Obama Jr. destacou a importância e a necessidade de trabalhar a educação e a conscientização nas escolas. Além disso, o trabalho do Olho Vivo também auxilia no combate à violência contra crianças vulneráveis e em situação de rua.

O Major Júlio César Assunção enfatizou o processo de modernização que o Copom está estudando junto ao Estado. A PM projeta transferir o Copom para o prédio da Risp, localizado no bairro Nova Era, zona Norte, tornando o local referência em segurança pública na região.

Durante a visita, o vereador Mello Casal salientou o empenho em buscar investimentos para melhorar os serviços e dar maior efetividade ao policiamento na cidade. O parlamentar afirmou que vai encaminhar um relatório à secretaria de Segurança Pública, a fim de avaliar e avançar a segurança pública de Juiz de Fora.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.