Turistas movimentam Campina Grande nas festas juninas

Campina Grande, a segunda maior cidade da Paraíba, está sempre de braços abertos para receber o turista. Com aproximadamente 400 mil habitantes, a cidade está localizada a 120km de João Pessoa, 220km de Recife e 256km de Natal. Pioneira na exportação de tecnologia e softwares, é destaque também na educação, turismo, comércio, indústria, prestação de serviços e produção de algodão colorido 100% natural, um sucesso absoluto em feiras internacionais.

A cidade, que se orgulha de promover o Maior São João do Mundo, também é um dos principais centros de pesquisa, ciência, tecnologia e educação do país. Referência política, econômica e cultural do Nordeste, Campina Grande é destaque pela força de sua indústria de calçados, derivados de fiação e tecelagem, metalurgia, mineração e pela oferta de produtos e serviços diferenciados e diversificados.

O Maior São João do Mundo é a expressão máxima da cultura regional nordestina e reúne o melhor da música, dança, gastronomia e artesanato num mês inteiro de festa. Na Paraíba, o mês de junho sempre chega acompanhado de muito forró. E Campina Grande se transforma num imenso arraial para sediar essa festa, um evento repleto de atrações e shows com grandes estrelas da música popular regional brasileira.

O cenário principal dos festejos é o Parque do Povo, área com 43 mil metros quadrados, onde é possível vivenciar essa tradição através de dois arraiais: Arraial Luiz Gonzaga e Arraial Hilton Motta.

Nos fins de semana de junho, a animação entra nos trilhos com a “Locomotiva Forrozeira”, que sai de Campina Grande com destino ao Distrito de Galante. Durante o percurso, que dura cerca de uma hora e meia, os vagões são animados por trios de forró e dançarinos vestidos a caráter. A Locomotiva tem boa infraestrutura, com bares, equipes de apoio e segurança. O destino final é um espaço de lazer com barracas típicas, palhoças de forró e diversos atrativos juninos. É só animação.

EM CONTATO COM A NATUREZA

No Distrito de Galante, que fica pertinho de Campina Grande, famílias, grupos de amigos e amantes da natureza encontram tudo que o campo tem de melhor, em dois lugares que valem a visita : a Fazenda Santana e a Casa do Cumpadre. Esses lugares oferecem, além de aconchego e tranquilidade, as delícias da culinária regional, boa música, playground para crianças, passeios de mini pônei, cavalo e charretes, trilhas ecológicas, tirolesa e locais para a prática de esportes de aventura, dentre outras atrações.

SABORES E ARTESANATO DE CAMPINA GRANDE

Campina também é grande na gastronomia. Além da famosa carne de sol, iguaria servida com manteiga de garrafa, pirão de leite, feijão-verde, farofa d’água e macaxeira, a culinária regional é rica em diversidade, cores e sabores. Os principais pratos típicos são a buchada de bode, tapioca, baião de dois e uma sobremesa exclusiva, a Cartola, que é feita de dois pedaços de banana frita sobre um naco de queijo derretido, servida com farofa de canela e açúcar.

Na época do Maior São João do Mundo, Campina Grande fica ainda mais gostosa com os pratos típicos juninos: pamonha, bolo de macaxeira com calda de caramelo, paçoca e muitas outras delícias.

Nessa mesma época de junho, acontece o Salão de Artesanato da Paraíba, um evento que faz homenagens a artistas populares e expõe os trabalhos de mais de 4 mil artesãos de todos os cantos do Estado. São Peças em madeira, couro, cerâmica, metais, renda, bordados e artesanato indígena para o turista apreciar e levar para casa objetos que materializam a criatividade e diversidade da cultura regional nordestina.

PRODUÇÃO DE ALGODÃO

O algodão sempre fez parte da história de Campina Grande. No início do século XX, o comércio do produto foi responsável pelo crescimento da cidade ao atrair pessoas de todo o nordeste. Até 1940, Campina Grande era a segunda maior exportadora de algodão do mundo, atrás somente de Liverpool, na Inglaterra. De lá pra cá, a economia e as características do comércio de algodão mudaram, mas a cidade manteve-se na vanguarda ao desenvolver em parceria com a Embrapa um produto ecologicamente correto: o algodão colorido orgânico.

É pioneira na produção sustentável de algodão colorido – produto com forte apelo ético e responsabilidade socioambiental. O algodão colorido conquistou o mercado nacional e internacional e ganhou o selo de indicação geográfica, o que garante a procedência do produto e a qualidade com que ele é produzido.

HISTÓRIA REGISTRADA

Campina Grande tem atrações o ano inteiro e possui muitos outros lugares que merecem uma visita : Museu de Arte Popular da Paraíba (Museu dos Três Pandeiros), Museu da História e Tecnologia do Algodão, Museu Histórico e Geográfico, Centro de Convenções, Centro de Cultura e Arte da UEPB, Parque da Criança, Museu Luiz Gonzaga, Vila do Artesão, Feira Central e o maior cartão postal da cidade as esculturas em bronze de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, que fica próximo às margens do Açude Velho, batizada como “A Farra de Bodega” a obra foi esculpida em 2003 com objetivo de eternizar o encontro entre o Rei do Ritmo e o Rei do Baião, numa grande homenagem à cultura popular nordestina.

Campina Grande tem muito orgulho e alegria em receber o turista, constatamos isso nesse mês de junho que fomos visitar a cidade e participar do Maior São João do Mundo e todos nós do grupo vimos que é a pura verdade. É uma cidade que faz tudo para ver o visitante feliz.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.