O tema inspira livros, palestras e debates: ORGANIZE-SE. Existem pessoas que têm uma capacidade excepcional de administrar compromissos e realizar tarefas. Muito fazem e sempre encontram disponibilidade para novas atividades.
Conseguem fazer multiplicar o tempo. São pessoas objetivas, práticas, que sabem organizar a agenda, cuidar dos telefonemas e dar os devidos retornos. Não são poucas as pessoas que a gente vê e se pergunta como podem realizar tantas coisas. Há outras pessoas, ao contrário, que se perdem no mundo das atividades e, de modo especial, nos papéis.
Não conseguem se organizar. Não sabem o que é prioridade e nem retorno. Estão sempre adiando tarefas e gastando um tempo imenso em justificar seus atrasos. A vida moderna é marcada pela grande quantidade de informações, que têm que ser filtradas, a fim de não tomar todo o nosso tempo.
É preciso saber o que se passa ao nosso redor, sim, é preciso ser atencioso com as pessoas, também. Mas é preciso ter objetividade e senso de organização. Ninguém consegue ser organizado com uma mesa de papéis onde nada se consegue localizar.
Mesa limpa é a primeira tarefa do burocrata que busca a organização. Papéis em ordem, tarefas e compromissos agendados. Velocidade nas questões mais simples, mas sem deixar de dar maior atenção às mais complexas. Descanso nos intervalos é sempre fundamental. Desenvolver permanentemente o conhecimento muito auxilia na organização porque reduz o tempo para a execução das tarefas.
Conta-se que, certa feita, havia um concurso de lenhadores, em que se buscava premiar aquele que mais conseguisse cortar lenhas. E vieram os candidatos. Notou-se, durante o embate, que enquanto muitos eram vistos na tarefa incessante de produzir, outro era sempre visto parado.
Veio, então, o resultado: aquele que era sempre visto parado fora o vencedor, conseguira cortar a maior quantidade de lenha. Inquiriram-lhe, então, como poderia ter isso ocorrido. E veio a resposta simples: enquanto eu estava parado me achava a amolar o meu machado. Produção, assim, não é apenas uma tarefa de esforço, mas, sobretudo,de organização.