O Museu Mariano Procópio (Mapro) foi inaugurado, oficialmente, no dia 23 de junho de 1921 pelo filho de Mariano Procópio, Alfredo Ferreira Lage.
Fundado a partir da coleção particular de Alfredo Ferreira Lage o museu se tornou um símbolo importante para a cidade. “É um conjunto natural que faz parte da paisagem cidade e do coração de cada cidadão, todas as pessoas têm um vinculo com o museu” afirma o presidente do Conselho de Amigos do Museu, Antônio Carlos Duarte.
Para ajudar a preservar o patrimônio, o espaço conta com o Conselho de Amigos do Museu, composto por 30 curadores que, em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), têm a missão de preservar o local e zelar por ele.
O Mapro conta hoje com cerca de 55 mil peças em seu acervo, entre as quais estão moedas, armas, mobiliário, quadros, esculturas, peças da família imperial e livros raros. Uma das peças de maior destaque do Museu é o quadro com o retrato de Tiradentes, pintado por Pedro Américo. Ele foi doado pela Câmara Municipal e é um quadro requisitado por outros museus. Outra peça importante do acervo é a coleção de peças da família imperial que, juntamente com o Museu Imperial de Petrópolis, possui as principais peças do império.
Os prédios do Museu passam por um processo de restauro há nove anos que não têm previsão para finalização, por ser um processo cauteloso e a equipe encontrar percalços durante o trabalho.
Em agosto do ano passado, a Galeria Maria Amália, salão principal do Mapro, foi reinaugurada, após oito anos de reformas. Até agora é o único espaço aberto à visitas no prédio do Museu.
Enquanto a parte interna não fica pronta, a população pode visitar o parque do Mapro. A área externa é utilizada por muitas pessoas para a prática de lazer. O parque está aberto para visitação de terça a domingo, de 8h às 18h. Para quem possui a carteirinha do clube da caminhada, as depedências abrem às 6h.
Na Galeria Maria Amália, a população pode visitar a exposição “Esplendor das Formas: Esculturas do Acervo do Museu Mariano Procópio” que recebe o público de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. A visitação monitorada para grupos e instituições de ensino podem ser agendadas pelo telefone 3690-2027.