Novo vazamento de óleo compromete abastecimento de água em Barbacena

Barbacena tem nova ameaça de comprometimento do abastecimento de água na cidade em razão de um vazamento de óleo combustível na região do Km 704 da BR-040, próximo ao Galego, cerca de 50 metros da Estação de Captação de Água do curso d’água denominado Pinheiro Grosso, na região atendida pelo Serviço de Água e Saneamento (SAS).

Em razão do vazamento de óleo, foi publicado no e-DOB – Diário Oficial Eletrônico -, na noite desta quarta-feira, 21, o decreto nº 8.174, autorizando o SAS a contratar ou adquirir, em caráter emergencial, os bens e serviços que sejam estritamente necessários para restabelecer e proporcionar o abastecimento normal de água nos locais afetados do Município, pelo prazo de até 90 dias. Com a justificativa da possibilidade de desabastecimento e risco de contaminação do sistema de fornecimento de água, já que no curso d’água a captação corresponde a cerca de 19% do abastecimento de água na área atendida pelo SAS.

Segundo a direção do SAS, os reservatórios estão cheios e o risco de desabastecimento é bastante remoto, uma vez que o vazamento foi descoberto antes de atingir o local da captação de água. Foram feitas retenções e o decreto tem o objetivo de facilitar e agilizar a compra de materiais necessários ao trabalho de retenção.

A forma como aconteceu o vazamento ainda não foi informada pelas autoridades locais.

Colaboração: Barbacena Mais




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.