Barbacena tem nova ameaça de comprometimento do abastecimento de água na cidade em razão de um vazamento de óleo combustível na região do Km 704 da BR-040, próximo ao Galego, cerca de 50 metros da Estação de Captação de Água do curso d’água denominado Pinheiro Grosso, na região atendida pelo Serviço de Água e Saneamento (SAS).
Em razão do vazamento de óleo, foi publicado no e-DOB – Diário Oficial Eletrônico -, na noite desta quarta-feira, 21, o decreto nº 8.174, autorizando o SAS a contratar ou adquirir, em caráter emergencial, os bens e serviços que sejam estritamente necessários para restabelecer e proporcionar o abastecimento normal de água nos locais afetados do Município, pelo prazo de até 90 dias. Com a justificativa da possibilidade de desabastecimento e risco de contaminação do sistema de fornecimento de água, já que no curso d’água a captação corresponde a cerca de 19% do abastecimento de água na área atendida pelo SAS.
Segundo a direção do SAS, os reservatórios estão cheios e o risco de desabastecimento é bastante remoto, uma vez que o vazamento foi descoberto antes de atingir o local da captação de água. Foram feitas retenções e o decreto tem o objetivo de facilitar e agilizar a compra de materiais necessários ao trabalho de retenção.
A forma como aconteceu o vazamento ainda não foi informada pelas autoridades locais.
Colaboração: Barbacena Mais