Vasco e Botafogo passaram por momentos delicados nos últimos anos e se desencontraram no Campeonato Brasileiro, mas finalmente vão se reencontrar. Após quase quatro anos, os rivais voltam a se enfrentar na competição nacional em jogo válido pela nona rodada, às 21 horas desta quarta-feira, no Engenhão, com transmissão da Rádio Globo AM 910.
Durante esses anos, eles se enfrentaram apenas pelo Campeonato Carioca. O último Clássico da Amizade em um Brasileirão foi realizado no dia 20 de outubro de 2013, no Maracanã, e terminou em um empate por 2 a 2. Os desencontros aconteceram porque o Botafogo disputou a Série B em 2015 e Vasco em 2014 e 2016.
O reencontro acontece em um momento propício para intensificar a rivalidade, já que se trata de um confronto direto. Os dois times estão empatados com 12 pontos. O time cruzmaltino está na sexta colocação, porque leva vantagem no número de vitórias (4 a 3) e o rival vem logo atrás, em sétimo.
TABU
Sem perder para o Botafogo há dez partidas, o Vasco quer manter o histórico diante do rival, e para isso vai contar com Luis Fabiano, que será titular. O próprio atacante considerou o clássico uma “ótima oportunidade” para o time conquistar os primeiros pontos fora de casa, mas descartou qualquer favoritismo.
Luis Fabiano volta a atuar pelo Vasco fora de casa depois de ficar de fora nas partidas contra Grêmio e Chapecoense, como parte do planejamento do técnico Milton Mendes. E mesmo sem a confirmação do treinador, o jogador indicou que o time será o mesmo da partida do último sábado, ou seja, com Nenê também entre os titulares.
CONFIANTE
Autor do segundo gol do Botafogo, na vitória sobre a Chapecoense, no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante Rodrigo Pimpão concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira. Entre os assuntos abordados, o jogador chamou a atenção para a oportunidade de disputar um clássico em casa.
A principal novidade do Botafogo para o clássico vai estar no banco de reservas. Após um ano e um mês se recuperando de uma lesão no tríceps do braço esquerdo, o goleiro Jefferson voltou a ser relacionado para uma partida. Entretanto, ele fica no banco de reservas e GatitoFernandéz continua como titular. Camilo e Leandrinho também estão de volta.
BOTAFOGO: GatitoFernandéz; Arnaldo, Carli, Rabello e Victor Luís; Bruno Silva, Lindoso e João Paulo; Montillo; Rodrigo Pimpão e Roger
Técnico: Jair Ventura
VASCO DA GAMA: Martín Silva; Gilberto, Breno, Paulão e Henrique; Jean, Douglas, Yago Pikachu, Mateus Vital e Nenê; Luis Fabiano.
Técnico: Milton Mendes