A sabedoria é universal
As leis da física e da química que se processam em algum astro longínquo da abóbada celestial são as mesmas que dominam o nosso planeta e que dirigem as funções internas do corpo humano. O Universo todo é dirigido, pois, por uma mesma sabedoria. Isso significa que nosso pensamento e nosso desejo também são dirigidos pela sabedoria do Universo. É como o ar que respiramos: não há distinção entre o “meu ar” e o “seu ar”. O ar que está no meu pulmão é o mesmo que está no seu. Ele é universal e comum a todos, tal como a nossa sabedoria.

Deus se encontra em plenitude no Universo
Quando praticamos a Meditação Shinsokan, mentalizamos o seguinte: “É oceano de infinita Sabedoria de Deus, é oceano de infinito Amor de Deus, é oceano de infinita Vida de Deus, é oceano de infinita Provisão de Deus, é oceano de infinita Alegria de Deus, é oceano de infinita Harmonia de Deus…”. O objetivo é gravar profundo no inconsciente a presença universal e constante de Deus, tal como a água salgada que se estende de horizonte a horizonte no oceano. Entretanto, é preciso esforço para conquistar o amor infinito, a sabedoria, a Vida e as provisões de Deus se desejamos utilizar estas riquezas. A quantidade depende do tamanho do nosso recipiente que abrigará o amor, a sabedoria, a Vida e as provisões de Deus. Ou, como nas emissões radiofônicas, depende do grau da nossa sintonia com as ondas emanadas de Deus.

Por si só a matéria não consegue alterar a direção do seu movimento
A matéria não tem capacidade de alterar voluntariamente a direção do próprio movimento. Ela se move sempre na mesma direção, por força da inércia. Para que inicie movimento novo e crie uma nova ordem, é preciso lhe fornecer uma nova energia, capaz de alterar a direção do movimento. Essa “nova energia” só pode vir da mente, pois só esta tem a capacidade de escolher e alterar a direção e a ordem do movimento. Por isso, quando a matéria produz um corpo cristalizado utilizando determinada ordem e desenho, ou quando estrutura um sistema fisiológico num ser vivo, devemos concluir que existe uma “mente” orientando tais movimentos. Essa “mente” nada mais é do que parte da sabedoria de Deus, abundante no Universo.

O espírito de Deus movimenta o “nada”
Deus é o espírito de presença universal. Ele não tem forma. Quando a coisa amorfa se move produz ondas, tal como a onda do mar ou a onda atmosférica. Dividindo a matéria até o limite, chegamos ao quantum (no plural, quanta), que vem a ser a quantidade indivisível. Seja esse quantum, seja o éter hipotético – não importa o nome –, são sempre ondas produzidas pelo nada.
Quem teria provocado ondas no mundo do nada? É evidente que foi uma energia que transcende a matéria. Como consta no Gênesis: “No princípio, criou Deus o céu e a terra. A terra, porém, estava vazia e nua; e as trevas cobriam a face do abismo; e o espírito de Deus era levado por cima das águas”. O abismo e a água simbolizam o nada, coisa amorfa passível de ser modelada em qualquer forma. Nesse mundo do nada movimentou-se o espírito de Deus para criar todas as coisas e seres do Universo.

Aquilo que está no interior do espírito
Quando o espírito movimentou o nada surgiu a sabedoria, e esta produziu a ordem e as leis. Através destas leis o espírito criou todos os seres do Universo. O espírito é a fonte, e podemos afirmar que a sabedoria e a mente são a sua segunda manifestação, enquanto a matéria é a terceira. Por isso, a sabedoria é superior à matéria, e o espírito superior à mente.
Até certo ponto a mente consegue dominar o corpo carnal, mas nunca conseguirá fazê-lo por completo. Para dominar por inteiro o corpo, é preciso convocar o espírito que se aloja no fundo, mais fundo ainda do que o inconsciente. O melhor meio para isso é praticar, diariamente, a Meditação Shinsokan com uma disposição firme e tranquila.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.