PJF sanciona lei que cria a Semana Municipal de Conscientização da Esclerose Múltipla

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) sancionou o projeto de lei (PL) do vereador Wanderson Castelar (PT) que institui a Semana Municipal de Conscientização da Esclerose Múltipla “Ana Paula Zancanelli” na cidade. A celebração ocorrerá, anualmente, na semana do dia 30 de agosto, data do Dia Nacional referente à doença. A Lei segue o calendário nacional e seu objetivo de conscientizar, por meio de palestras, campanhas e outras atividades, sobre os males provocados pela esclerose múltipla, bem como as formas de tratá-la.

Na semana do dia 30 de agosto, poderão ser realizadas, ainda, ações de propaganda na mídia comercial para ajudar a tornar a Semana conhecida, assim como auxiliar na conscientização da população. De acordo com Castelar, o projeto é fundamental à saúde municipal porque, não sendo uma doença passível de prevenção, é primordial que haja conhecimento sobre suas formas de controle. “Há muitas maneiras de se controlar o problema, sobretudo com uso de medicamentos que devem ser disponibilizados pelo serviço público”, afirmou.

A semana também será uma oportunidade para que o Executivo preste contas quanto a tudo que tem realizado na atenção aos portadores da doença. A Prefeitura poderá centralizar informações sobre a disponibilidade de remédios, formando um banco atualizado em tempo real, além de manter atualizado o cadastro de beneficiários do tratamento clínico e medicamentos nos serviços públicos próprios, públicos conveniados e privados contratados. Também será possível convênios com o Estado e a União, bem como aos órgãos não governamentais.

QUEM FOI ANA PAULA ZANCANELLI

Ana Paula Zancanelli nasceu em 09 de outubro de 1970, em Juiz de Fora. No ano de 2000, iniciou uma intensa batalha contra a esclerose múltipla, um dos primeiros casos diagnosticados da doença na cidade, assistida pelo Dr. Carlos Augusto Damasceno.
Com toda a debilitação, levou a vida de forma alegre e apaixonante sem deixar a vontade de viver, tendo frequência assídua na Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla — AAPEM, sempre incentivando outros portadores da doença no tratamento, sendo grande exemplo de persistência. Faleceu em 12 de agosto de 2016.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.