A Cemig prevê, para 2017, investimentos de R$151 milhões em obras de reforma, reforço e manutenção da rede elétrica, valor 12% superior ao aplicado pela empresa no ano passado. Somente entre janeiro e abril, 15 mil serviços foram executados em toda a área de concessão, que inclui 774 cidades mineiras. Entre os serviços mais comuns, estão a troca de postes e a instalação de fiações e equipamentos mais potentes e modernos.
Durante os meses de estiagem, as equipes da Cemig executam os serviços de maior porte. De acordo com o gerente do Centro Integrado da Operação da Distribuição, Carlos José Thiersch, é nesse período que as obras mais complexas são intensificadas e, portanto, é necessário desligar trechos maiores, os chamados desligamentos programados.
“Aproveitamos essa época do ano porque o risco de cancelamento dos serviços programados tem menor probabilidade de ocorrer, já que as chuvas são escassas e, portanto, há menos ocorrências emergenciais. E essas obras também reforçam o sistema elétrico para o período chuvoso, aumentando ainda mais a sua confiabilidade”, explicou.
A Cemig procura realizar as intervenções no sistema sem prejudicar o fornecimento de energia para a população, mas, em alguns casos, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário. O tempo de duração de uma interrupção programada e seu horário variam.
“Quando possível, tentamos realizar as obras na área central de comércio intenso das maiores cidades (hipercentros) durante os fins de semana, para minimizar os transtornos aos comerciantes”, afirmou o gerente. Já quanto à duração, Thiersch informou que depende do tipo de serviço a ser feito, mas uma troca de transformador, por exemplo, envolvendo substituição de poste e cabos, leva cerca de cinco a seis horas, pois o serviço é complexo e exige muito cuidado e atenção.
Antes de executar qualquer serviço de melhoria ou manutenção em que seja necessário um desligamento, a concessionária de energia precisa avisar os clientes que serão atingidos. A Cemig faz isso por meio de anúncios nas rádios, dias antes da intervenção. Os consumidores com equipamentos indispensáveis à vida são comunicados também por escrito. Thiersch, contudo, ressaltou que a melhor maneira de o cliente se informar sobre os desligamentos programados da Cemig é por meio do cadastro de e-mail no Cemig Atende no site da empresa.
Fonte: Agência Minas