O adolescente de 17 anos, autor dos disparos contra uma jovem de 23 na semana passada, em um ônibus no bairro Bonfim, zona Leste, foi apreendido na manhã dessa segunda-feira, 29, pela Polícia Civil. De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Homicídios, Rodrigo Rolli, depois da prática do crime, os investigadores começaram a monitorar o adolescente.
“Na sexta-feira, 26, nós tentamos capturá-lo, porém ele fugiu. Continuamos o monitorando no final de semana e na manhã dessa segunda-feira, nós conseguimos detê-lo”, relatou o delegado, que afirmou que no sábado conversou com a mãe do infrator que disse que ele foi em casa para buscar alguns itens e fugiu.
O crime foi motivado por uma desavença entre o autor e o primo da jovem. “Há dois meses, ele agrediu e tentou matar o primo dela. Porém, essa ocorrência não foi registrada devido ao envolvimento da família das vítimas com diversos crimes”, explicou Rolli.
Após se sentir ameaçado, o adolescente começou a planejar a ação. “Por dois dias, ele perseguiu a vítima para tentar matá-la, mas ela conseguiu fugir”, detalhou o delegado. Durante as investigações, a PC também apurou a participação de um jovem de 20 anos na ação. Mas o adolescente afirmou que agiu sozinho. “O maior de idade nega a participação, porém há testemunhas que afirmam terem o visto no local junto com o autor”, completou o delegado, que disse que o jovem, que já possui passagens pela polícia, será intimado para prestar esclarecimentos nesta terça-feira, 30.
As vítimas, a jovem de 23 anos e uma idosa de 74 anos, tiveram alta na manhã dessa segunda-feira. “Elas serão intimadas para essa terça-feira e esperamos ouvi-las ainda nessa terça. O laudo pericial do ônibus já foi solicitado”, disse Rolli. Segundo o delegado, a intenção é encaminhar o inquérito à Justiça até o final da semana.
A vítima, alvo de disparos, foi atingida no tórax e na mão. “Ela agarrou a arma de fogo e segurou o ‘tambor’. Isso mostra que ela tem conhecimento e sabe que precisa rodar o ‘tambor’ para acionar o revólver.”, explicou o delegado. O adolescente alegou que jogou a arma de fogo em um córrego, situado no bairro Progresso, zona Leste, mas não foi localizada.
O adolescente foi ouvido e encaminhado à Vara da Infância e da Juventude para ser pedido o acautelamento do infrator. “Ele responderá por tentativa de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e premeditação.”, finalizou.
O CASO
A jovem foi baleada e arrastada para fora de um ônibus que percorria o bairro na quarta-feira, 24. De acordo com as primeiras informações divulgadas pela PM, ela teria suspeitado da ação por ter visto o jovem de 20 anos ligando para alguém antes de ser atingida. Após ser arrastada para fora do ônibus, a mulher foi atingida por mais dois disparos. Durante a ação, outras duas mulheres foram atingidas.
A vítima é apontada como uma das envolvidas no homicídio de uma mulher dentro de uma pizzaria no bairro Manoel Honório, zona Leste, no final do ano passado.