A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizará, no sábado, 13, das 8h às 17h, o “Dia D” de Vacinação contra a gripe. Ao todo, serão disponibilizados 70 postos de vacinação, que contarão com a ação de 900 profissionais da área de saúde. A expectativa é de que dez mil pessoas sejam imunizadas neste dia especial. Desde o início da campanha, 37,8% do público-alvo recebeu a vacina em Juiz de Fora, e a cobertura mais baixa é entre crianças e gestantes, com 14,8% e 24,2%, respectivamente.
“Fazemos um chamamento especial aos pais e responsáveis, para que levem seus filhos com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos aos postos para se vacinar. Esta é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças de possíveis complicações provocadas pelo vírus da gripe”, alertou a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá.
Neste sábado, foram colocados quatro postos extras de vacinação em pontos diferentes da cidade. Além das 63 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), do PAM Marechal e dos departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) e de Saúde do Idoso (DSTI), as doses serão aplicadas no Santa Cruz Shopping; na igreja do Bairro Centenário; na igreja Sagrado Coração de Jesus, no Bairu; e na praça do Bairro Bandeirantes, durante o Projeto Bem Comum Bairros. “O objetivo é facilitar o acesso da população aos locais de vacinação, ampliando a cobertura neste dia de mobilização”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida.
Lembrando que o público-alvo da campanha são crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes e puérperas, pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos, portadores de necessidades especiais, profissionais de saúde e professores.
Desde o início da campanha, 87.780 doses da vacina contra o vírus influenza chegaram à cidade. Cinquenta e nove mil já foram distribuídas nas unidades e outras 28 mil estão em estoque. Até sábado, está prevista a chegada de mais cinco mil doses. A meta é que, até 26 de maio, quando termina a campanha nacional, 90% do público-alvo seja vacinado.
Fonte: Assessoria