Curso de Formação de Sargentos orienta primeira turma de mulheres em Juiz de Fora

Sessenta e sete mulheres participam do Curso de Formação de Sargentos (CFS), na sede do 4° Grupo de Artilharia de Campanha (4° GAC), do Exército Brasileiro em Juiz de Fora. Essa participação visa integrar a primeira turma de mulheres na linha de ensino militar bélico, com outros 16 homens, e serão as primeiras sargentos combatentes a servir pela instituição. Até então, as mulheres podiam atuar apenas nas áreas administrativas e de saúde.

O curso tem objetivo de iniciar a criação de hábitos adequados à vida militar quanto à aquisição de conhecimentos militares, obtenção de reflexos na execução de técnicas e táticas individuais de combate e desenvolvimento da capacidade física.

O concurso para o CFS, contou com aproximadamente 12.530 mulheres, que se inscreveram para as 70 vagas do curso de sargentos na linha de ensino militar bélico. O número de candidatas por vaga foi de 179. “O quartel realizou algumas mudanças estruturais nas instalações. Principalmente, para melhorar as condições e permitir o ingresso das mulheres”, comentou o instrutor Chefe do CFS, capitão Walisson Pedrozo da Costa.

O comandante explicou, ainda, que as mulheres chegaram à cidade no dia 17 de abril e permanecerão até o dia 8 de dezembro, quando termina a primeira fase da formação. “Durante esse ano, elas receberão toda a formação militar básica, com conteúdos que são exigidos para todo militar que ingressa nas fileiras do exército. Além das instruções teóricas, elas irão participar de quatro acampamentos, onde colocarão em prática o que aprenderam em sala de aula”, reforçou.

Ao final da primeira etapa, as mulheres seguem para o período de qualificação na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), na cidade do Rio de Janeiro, onde poderão se qualificar nas áreas de Intendência, Mecânico de Viatura Auto, Mecânico de Armamento ou Mecânico Operador, Topografia e Manutenção de Comunicações. “Depois de formadas, elas irão atuar em qualquer quartel do país. A previsão é que essa formação permaneça para futuras turmas”, acrescentou o capitão.

Para maiores informações sobre o curso de sargentos do Exército, as duvidas podem ser tiradas no site: http://www.esa.ensino.eb.br/ ou para o site oficial do Exército no site: www.espcex.eb.mil.br/




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.