Procura por vacinas em JF está baixa

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou, nessa terça-feira, 9, um novo balanço da campanha de vacinação contra a gripe. Até o momento, 45.026 pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 37,89% do grupo prioritário da cidade, que representa, no total, 118.845 habitantes. Embora os números estejam dentro do esperado pela SS um fator continua chamando a atenção. A porcentagem das crianças que se vacinaram está em torno de 15,96%, bem abaixo do previsto para o público alvo.

Por esse motivo, no próximo sábado, 13, em todos os postos de vacinação do país será realizado o Dia “D” de Vacinação contra a Gripe. A meta do Ministério da Saúde (MS) é que pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários seja vacinada. Juiz de Fora cumpre o calendário. “Todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde [UAPS] da cidade vão funcionar de 8h às 17h. É importante que os pais levem as crianças para vacinar. Esperamos aumentar esse número no sábado”, comentou a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Michele Freitas.

A população tem até o dia 26 de maio para se vacinar. No sábado, O Pam-Marechal e os Departamentos de Saúde da Criança e do Adolescente e do Idoso, também estarão abertos. Além disso, postos de vacinação nas igrejas dos bairros Bairu e Centenário atenderão a população.

Michele reforçou, ainda, que os indivíduos com 60 anos ou mais, as gestantes, as puérperas (mães com bebês de até 45 dias), os trabalhadores de saúde, doentes crônicos, dentro do grupo das comorbidades preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS) e com receita médica, professores da rede pública e privada, também estão nos grupos de risco e devem se vacinar.

A especialista reforça que a vacina é segura, já que é produzida a partir de um vírus inativado. A única contraindicação é apresentada a pessoas que possuam algum tipo de alergia aos componentes. “Essa vacina é segura e não apresenta grandes efeitos colaterais. No máximo, uma dor no local da aplicação. A finalidade é evitar a infecção pelo vírus Influenza, uma vez que o contágio pode proporcionar aos grupos pneumonias e outros agravamentos”, finalizou Michele.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.