Estamos no meio de mais um “feriadão”! Então, que tal deixarmos um pouquinho o Comida di Buteco de Juiz de Fora e ir até Belo Horizonte, onde tudo começou, ou marcar para semana que vem ? Ir a BH não precisa necessariamente de um feriado.
O Comida di Buteco é um evento que acontece em várias cidades do país como Rio, São Paulo, Salvador, Recife, e, inclusive, em Juiz de Fora, dentre outras cidades. O festival já faz parte do calendário dos municípios e é muito esperado por todos e cada vez cresce o número de participantes.
Tudo começou numa festa de final de ano da extinta Rádio Gerais. O então produtor do programa “Momento Gourmet” propõe ao proprietário da emissora e à Gerente de Marketing e Comercial a criação de um evento valorizando a cozinha de raiz e os botecos da cidade de Belo Horizonte. Com apoio financeiro e de mídia da Rádio Geraes e batizado de Comida di Buteco, nasce o pioneiro dos concursos dedicados exclusivamente aos butecos brasileiros.
A primeira edição do Comida di Buteco, com 10 butecos participantes, foi no ano de 2000 e, desde lá, o festival vem revelando bons bares da capital mineira. Cada estabelecimento cria um prato para concorrer ao título de melhor tira-gosto, concedido pelos consumidores. Ao final do concurso, acontece a famosa “Saideira”, com shows e atrações especiais, onde são revelados os vencedores. Realizado sempre nesta mesma época entre abril e maio de cada ano. Logo nesta primeira edição o concurso conquistou público e crítica.
A noite em Belo Horizonte é bastante dinâmica. A cidade tem a maior relação bares per capita do Brasil e em 2007 foi considerada pelo The New York Times como a capital mundial dos bares e restaurantes. Os gringos se rendem ao sabor dos butecos de Belo Horizonte. A capital possui uma noite eclética e agitada com programação variada em todos os dias da semana e opções para todos os gostos e bolsos em seus mais de 18 mil bares e restaurantes, portanto não é de se admirar que tenha nascido lá o Comida di Buteco.
EXPANSÃO PELO BRASIL
A expansão para outras cidades brasileiras, cidades com vocação botequeira (Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador), acontece no concurso em 2008. Em 2010 mais cidades participam de forma definitiva: Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberlândia, todas no interior de Minas Gerais, além de Campinas, Ribeirão Preto e Rio Preto, no interior paulista.
Em 2011, Juiz de Fora entra no circuito, juntamente com Belém, Fortaleza e Manaus. Em 2012 a maior cidade do país se rende ao festival e já começa com 50 bares aderindo ao concurso. No ano seguinte presente em 16 cidades brasileiras, o Comida di Buteco é amplamente reconhecido por seu papel de divulgação da cozinha de raiz. Traz pela primeira vez um tema comum a todas as cidades participantes: a linguiça e/ou a mandioca. Foi um sucesso. Quem não gosta?
À medida que os anos foram passando mais e mais cidades foram participando do festival de forma definitiva. Em 2016 pela primeira vez foi realizada a etapa nacional, onde os 20 campeões locais disputaram entre si pelo título de Melhor Buteco do Brasil, se consolidando de vez como Concurso Nacional.
Hoje o Comida di Buteco está nas cinco regiões brasileiras. O tema desse ano é Cereais, o concurso alcança sua 10ª edição nas cidades: Rio de Janeiro, Uberlândia, Vale do Aço, Salvador e Goiás, que passa a ter o caráter estadual, com a integração de Aparecida de Goiânia.
CIRCUITO BOÊMIO EM BH
O tradicional circuito boêmio fica bem animado na época do festival. A concentração maior é no bairro Santa Tereza e no centro da capital, enquanto bairros como Savassi, Funcionários, Anchieta, Sion, Barreiro, Sagrada Família, São Bento, Serra, Santa Tereza e Santa Efigênia, oferecem excelentes opções durante o evento. Outros bairros que se destacam pela noite agitada são o Santo Antônio, onde se localizam alguns bares tradicionais e o São Pedro, com cafés, restaurantes, pubs, bares com pista para dança e choperias. Destaque, também, para a região da Pampulha, que conta com estabelecimentos de diversos tipos e um cenário perfeito para o Comida di Buteco.
Os números do evento surpreendem: são por volta de quinhentos butecos, mais de trezentos e noventa mil petiscos vendidos, mais de quatro milhões de participantes freqüentadores e durante o concurso são quatrocentos mil votos.
SAIDEIRA
A Saideira é a tradicional Festa de Encerramento do maior concurso de cozinha de raiz do Brasil. Neste dia são revelados os campeões da edição Belo Horizonte. Os melhores butecos da cidade, cerveja gelada e muita música boa! Os ingressos são limitados.
ATRAÇÕES CONFIRMADAS NA SAIDEIRA 2017
Baianas Ozadas convidam Morais Moreira, Oi de Gato, falcatrua fazendo um tributo a Tim Maia e a roda de samba com o pessoal do Me Assume ou me Esquece!
Gostou? Ainda dá tempo de dar uma fugidinha no feriado.