Já se afirmou que o homem só envelhece quando os lamentos substituem os sonhos.Com efeito, quem começa a reclamar de tudo e de todos fica, evidentemente, um chato.Nada está bom, nada tem seu lado positivo. Todas as pessoas são vistas sob o prisma dos seus defeitos. O jovem fica velho, muito antes da hora.Mas, o contrário também existe. Existem aqueles que sempre sonham e acreditam num mundo melhor. Que acordam agradecendo a alegria da criação e o fato de estarem vivos.Estes, sim, transmitem alegria, força e paz. Podem pronunciar a oração atribuída a São Francisco de Assis:“Senhor, no início desse dia que amanhece quero pedir-te paz, força e sabedoria. Quero ver teus filhos como tu mesmo os vês e, assim, não ver senão o bem em cada um deles”.Você tem muitos motivos para agradecer e deixar de se queixar se voltar-se ao lado positivo das coisas.Não há dúvidas de que reclamar é um direito seu. Mas não fique insatisfeito se todos o julgarem um chato.
É natural que valem os desabafos que tanto contribuem para a libertação pessoal. Mas, daí, a ficar constantemente se queixando de tudo existe uma grande distância…O dom de agradecer consubstancia a gratidão, a satisfação com a vida, a alegria de viver. É um exercício diário: agradecer a profissão que lhe garante o sustento, os amigos que lhe dão afeto e ao criador sem o qual nada seria possível. Veja o sol que nada lhe cobra para transmitir luz e calor e as plantas que purificam o ar que você respira.
Todas as vezes em que você comemorar mais uma primavera, continue capaz de sentir a beleza das flores que desbotam e transmitem a renovação da vida. Todas às vezes que comemorar mais uma primavera, veja se conquistou mais amigos do que perdeu, ou, pelo menos, conseguiu mantê-los, com respeito e sinceridade. Veja se desenvolveram suas habilidades, suas virtudes e foi capaz de compreender e admitir o sucesso e o êxito do outro. Veja se você continuou sonhando e acreditando em dias melhores. Por isso, Deus lhe deu a alegria de comemorar mais uma primavera. Então abrace a todos e à vida num gesto de agradecimento.