Nessa semana apareceu um desafio na internet que consistia em enumerar nove fatos verdadeiros sobre si mesmo, mas aparentemente improváveis e, no mesmo tom, uma mentira.
Indo ao encontro dessa brincadeira, que se alastrou pelas redes sociais, resolvi fazer uma lista com nove fatos verídicos, mas quase inacreditáveis sobre arquitetura, e um falso.
Tente descobrir, no meio dessa lista, qual é o fato inverídico.
1. Batalha naval no Coliseu
O Coliseu de Roma é famoso por suas pelejas entre gladiadores. Entretanto, você sabia que ele já encenou grandes batalhas navais? A arena era inundada parcialmente, através da água vinda de aquedutos, para que as embarcações pudessem flutuar. Depois a água era rapidamente escoada por canais.
2. Taj Mahal no esgoto
Esse famoso palácio indiano, quase saído dos contos de fadas, tanto por sua glamourosa arquitetura, quanto pela história de amor que levou à sua construção, fica, na verdade, muito próximo de um esgoto a céu aberto.
3. 57 andares em 19 dias
A China não para de impressionar com seus métodos construtivos. Depois de erguerem um prédio de 57 andares em apenas 19 dias, pretendem, agora, construir o Sky City One, prédio mais alto do mundo, com 838 metros, em apenas 90 dias.
4. Restauração desastrosa
A restauração dessa torre de 1.000 anos, do castelo de Matrera, na Espanha, foi considerada um desastre, chegou a ser classificada como a “pior restauração de prédio da história”. Entretanto, acabou sendo premiada no concurso internacional Architizer A+.
5. Veneza está afundando
Pesquisas mostram que nessa cidade, uma das mais visitadas do mundo, as águas subiram 20cm nos últimos 100 anos. Isso chegou a comprometer algumas construções de até dois andares.
6. Esterco gera energia elétrica
Tarcísio Meira, ator da Rede Globo, tem uma fazenda no Paraná, onde adotou o sistema de biodigestor. Com ele, o esterco dos animais é transformado em energia elétrica (gerando um faturamento de R$ 10mil mensais) e em fertilizante natural, utilizado na própria fazenda. Além do retorno financeiro, o sistema ainda impede que o metano produzido na atividade pecuária polua o meio ambiente.
7. Símbolo comunista em plena ditadura
Eterno combativo comunista, Oscar Niemeyer teria se inspirado no antigo símbolo soviético da foice e do martelo, para prestar uma homenagem a Juscelino Kubitschek. Detalhe: essa obra foi erguida em Brasília, em plena ditadura militar.
8. Pirâmide sobre as águas
A falta de espaço no Japão é tão grande que projetaram uma “cidade” em formato de pirâmide que será construída sobre a Baía de Tóquio. Será 12 vezes maior que a Grande Pirâmide de Gizé e servirá de casa para 750 mil pessoas.
9. Pirâmides de Gizé não ficam “no meio” do deserto
Quem imagina que precisará caminhar durante horas sob o sol escaldante do deserto para conhecer as Pirâmides do Egito, se engana. A cidade do Cairo fica a uma avenida de distância.
10. Estádios superfaturados
Nenhuma obra de estádio para a Copa de 2.014 no Brasil sofreu atraso ou superfaturamento. Se aconteceu, ninguém sabe de nada… nem viu nada.
Para mais curiosidades e dicas de arquitetura acesse: Argus Arquitetura