Bares e restaurantes concorrem ao título de melhor da cidade

A 7ª edição do “Comida di Buteco” teve início na última sexta-feira, 14, reunindo 20 estabelecimentos juiz-foranos participam do concurso que irá eleger o melhor boteco da cidade.

O público e os jurados visitarão os locais para votar e provar os petiscos que, neste ano, obrigatoriamente, devem levar algum tipo de cereal entre os ingredientes. Entre os quesitos avaliados estão os petiscos (70% da nota), a higiene, o atendimento e a temperatura da bebida. Os votos do júri e dos visitantes têm o mesmo peso: 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos.

“O concurso movimenta os botecos, principalmente nesse momento de crise, e as pessoas ficam ansiosas para o início do Comida di Buteco”, ressaltou Toninho Simão, produtor do concurso na cidade.

Entre as novidades da edição, está o aumento no número de botecos participantes. “Aumentamos cinco botecos. Ano passado, saíram três e, então, com o aumento, são oito bares novos”, explicou Simão. Neste ano, quatro estabelecimentos serão desclassificados e outros quatro terão a oportunidade de participar da próxima edição.

PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO

Os botecos Choupana, Clube da Esquina e Bar da Fábrica participam pela primeira vez do concurso.

O Choupana, localizado na Rua Barão do Ibertioga, n°110, no bairro Mariano Procópio, região Central, inscreveu o prato “Peroá Bolado”, pensado especialmente para o concurso. No prato, o peixe é acompanhado de bolinho de Tilápia, farofa de milho e molho de cevada com ervas. “Nossa inspiração foi o mineiro que tem o hábito de ir para o Espírito Santo comer Peroá. O bolinho de Tilápia é para dar um charme ao prato”, explicou Diego Brugiolo, proprietário do boteco.

Brugiolo contou que ouviu feedback positivo de outros participantes, por isso, espera o aumento do movimento. “A ideia é ampliar a exposição do bar e atingir um público que não atendíamos”, disse o participante. “Eu brinco que viemos para dar trabalho e tentar ficar nas primeiras colocações”, completou. Ele afirmou que, se o público aprovar, o prato será incorporado ao cardápio.

O prato do Clube da Esquina é o “Enrosco Mineiro”. A iguaria é composta por miolo de alcatra enrolado com bacon, acompanhado de molho campanha e farofa de fubá torrado com alho, linguiça e castanha do caju. “Nós já tivemos pessoas que se conheceram aqui, noivaram e casaram. E outros que noivaram aqui também. Então, aproveitamos essa mania do mineiro em dizer que está ‘enroscado’ com outra pessoa e nomeamos o prato”, explicou Paulo Ricardo Yung, cozinheiro e proprietário. O boteco está localizado na Rua Ibitiguáia, nº102, no bairro Santa Luzia, zona Sul.

O Bar da Fábrica, em sua primeira participação, transformou um prato conhecido da casa em petisco. “Temos no cardápio alguns pratos a base de peixe, entre o arroz de povo. Por conta do tema, resolvemos transformá-lo em petisco”, explicou Lívia Machado Rocha, cozinheira e gerente proprietária. O prato foi nomeado como “Bolinho da Fábrica” é um bolinho de arroz de polvo e brócolis acompanhado de geleia de pimenta.

A expectativa de Lívia é que o público conheça a nova estrutura da casa. “Antigamente, a gente funcionava como casa noturna. Agora, estamos focando em comida de boteco com o cardápio elaborado. Espero que as pessoas venham conhecer”, disse. O Bar da Fábrica está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº200, região Central.

A 7ª edição do “Comida de Buteco” vai até o dia 7 de maio.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.