Projeto de lei prevê sistema de reciclagem em todas as escolas de JF

Com a intenção de contribuir para a promoção e a renovação da consciência das crianças sobre os cuidados com o meio ambiente, foi protocolado no início da última semana um projeto de lei que demanda, de todas as escolas instaladas no município de Juiz de Fora, a criação de um sistema local de reciclagem. Segundo a proposta do vereador Charlles Evangelista (PP), as instituições de ensino devem disponibilizar lixeiras, em número suficiente, para receber separadamente os detritos de plásticos, vidros, papeis, metais e de outros materiais.

A viabilidade do projeto é reforçada, uma vez que, são as escolas os locais mais adequados para conscientização sobre a importância da preservação de nosso planeta. Além de representarem o futuro, crianças tendem a aprender novos hábitos com mais facilidade do que os adultos. Assim, no futuro, poderão tornar-se protetoras da natureza.

A lei ainda estabelece o que deve ser feito com o resultado da coleta. Segundo o texto a direção de cada escola promoverá a venda do lixo recolhido, passível de reciclagem. Isso aconteceria em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, que firmaria acordos ou convênios com entidades públicas, organizações não governamentais ou cooperativas de catadores para a implementação da lei. Todos os recursos gerados pela venda seriam revertidos para a própria escola, custeando o sistema ou se transformando em investimento para áreas de prioridade, que seriam de livre escolha para cada instituição.

Para Evangelista, o projeto é importante, pois “aproveita da oportunidade para conscientizar crianças e adolescentes que, muitas das vezes, serão os próprios responsáveis pela conscientização de pais, familiares e amigos, incentivando a prática também em suas casas”, enfatizou.

Fonte: Agência Brasil




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.