Em um país tão grande quanto o nosso, viajar de trem teria que ser algo bastante comum. Infelizmente, a realidade não é essa. São poucos os destinos que têm os trilhos como atração. Poucos, mas existem. E perto da gente! Então, vamos conhecê-los, porque mesmo estando perto, muita gente ainda não curtiu o balanço tranquilo de um trem.
TREM DA VALE – OURO PRETO/MARIANA
A ferrovia por esses lados de Minas Gerais só chegou dois séculos depois da fundação de Ouro Preto, em 1914. Hoje, os vagões são puxados por uma locomotiva a diesel de 1956. As viagens saem tanto de Ouro Preto, quanto de Mariana. Pelo caminho, o cenário é de pura natureza. A maioria dos 18 quilômetros da ferrovia rasga uma encosta, passando por quatro túneis e antigas estações.
Há duas categorias de vagão: o Convencional, que é todo de madeira e o Panorâmico, composto de amplos janelões envidraçados. O ar-condicionado é levado a sério – tenha um agasalho à mão. Saindo de Ouro Preto, quem se senta nos bancos da direita vê melhor os abismos, as montanhas e duas cachoeiras; no vagão Panorâmico, qualquer assento é bom.
Para chegar às estações, basta caminhar uns dez minutos a partir dos centros históricos. Vale visitar os vagões museográficos e temáticos nas estações de ambas as cidades.
Como chegar – Ouro Preto está a 218,9 km de Juiz de Fora pela BR-040.
Informações: vale.com/tremdepassageiros
TREM DA SERRA DA MANTIQUEIRA – PASSA QUATRO
Na tranquila Passa Quatro, a Minas and Rio Railway Company reserva um circuito bacana sobre trilhos pela chamada Terras Altas da Mantiqueira. Uma locomotiva 332, fabricada nos Estados Unidos, conduz dois vagões por um tour de 10 quilômetros só de ida. A primeira parte do percurso é plana, ladeando vales, fazendas de gado e as elevações da Mantiqueira ao fundo. Petiscos são servidos aos passageiros e um violeiro embala hits sertanejos. Há uma parada na Estação Manacá para comprar artesanatos e doces e, na sequência, a locomotiva sobe a serra lentamente até chegar à Estação Coronel Fulgêncio.
Enquanto o trem faz a volta, há tempo suficiente para ver o pequeno museu, com fotos da Revolução Constitucionalista de 1932, que teve uma batalha travada lá, e das gravações das minisséries globais Mad Maria e JK, filmadas na ferrovia. Também há tempo para caminhar até o Grande Túnel, de 997 metros de extensão, que divide os estados de Minas Gerais e São Paulo.
Como chegar – Passa Quatro está a 268 km de Juiz de Fora, pela BR-267 e depois a pela BR-354.
Informações : tremdaserradamantiqueira.com.br
TREM DAS ÁGUAS – SÃO LOURENÇO
São Lourenço é daqueles destinos superfamília, que agrada crianças da faixa etária da Galinha Pintadinha a do Pokémon Go e, claro, os avós. Muito do apelo é em virtude do Parque das Águas, com várias fontes medicinais, pista de caminhada pelo bosque, laguinho com pedalinho e um balneário municipal. Depois de se esbaldar no parque, um passeio de Maria-fumaça é mais que bem vindo.
Um trecho plano de 10km da Minas and Rio Railway Company margeando o Rio Verde compõe o passeio entre São Lourenço e Soledade de Minas.
Duas locomotivas da década de 1920 se encarregam de puxar os oito vagões, divididos em duas classes: a Especial, com assento estofado e degustação de queijos, doces e cachaça; e a Turística, com banco de madeira, nada é servido. Sorte que as ferromoças passam vendendo bebidas e suvenires. É comum que os trabalhos gastronômicos comecem no Bar da Estação de São Lourenço, com muitos doces e queijos mineiros.
A viagem é dividida em três partes iguais: 40 minutos de ida, 40 minutos em Soledade e 40 minutos para o retorno. Para quebrar a monotonia de alguns trechos, um grupo de violeiros faz a festa. Soledade de Minas é uma cidade pequenina, sem qualquer apelo. Resta aos passageiros explorar a feirinha de artesanato dentro da estação, com algumas iguarias bem calóricas à venda.
Como chegar – São Lourenço está a 234,4 km de Juiz de Fora, pela BR-267.
Informações : tremdasaguas.tur.br
TIRADENTES / SÃO JOÃO DEL REI
Se havia uma coisa que D. Pedro II gostava de fazer, era inaugurar ferrovias. Com a Estrada de Ferro Oeste, não foi diferente. Saindo de Barbacena, os trilhos rasgavam as entranhas de Minas Gerais por 602 quilômetros. Um trecho plano de 12 quilômetros é usado no passeio de Maria –fumaça entre Tiradentes e São João Del Rei.
Puxado por uma locomotiva inglesa do início do século 20, o trem margeia o Rio das Velhas e tem como pano de fundo a imponente Serra de São José. Para ter as melhores panorâmicas, quem fizer a rota Tiradentes – São João Del Rei deve sentar-se à direita – no sentido inverso, à esquerda.
Falta a bordo um guia para contar histórias sobre a ferrovia e a composição, fato em parte amenizado pelo Museu Ferroviário de São João Del Rei.
Uma atração à parte é a rotunda giratória na Estação Tiradentes. Nem precisa fazer o passeio para assistir ao mecanismo da locomotiva inglesa sendo girado no muque por funcionários da ferrovia. As duas cidades merecem algumas horas para explorar seus centros históricos, principalmente Tiradentes – por isso, considere retornar de táxi ( a corrida custa, em média , 50 reais).
Como chegar – Tiradentes está a 150 km de Juiz de Fora, pela BR-040 e depois em Barbacena pegar a BR-265.
Informações : trilhosdeminas.com