O Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizará nessa quarta-feira, 15 e na próxima segunda-feira, 20, o VIII Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade na UFJF. Serão duas palestras que terão como conferencistas os professores Denis Alexander, fundador e diretor emérito do Instituto Faraday para Ciência e Religião, da Universidade de Cambridge, e Warren Brown, diretor do Instituto de Pesquisa Lee Travis na Escola de Pós-Graduação em Psicologia Fuller Theological Seminary.
O coordenador do Nupes e professor de psiquiatria da UFJF, Alexander Moreira-Almeida, comentou sobre a importância em aproximar a Ciência da Espiritualidade. “Ao longo de sua historia, a humanidade tem vivencia e tradições espirituais, e ao mesmo tempo, ela se envolveu muito a ciência. Essas relações já foram conflituosas, já se integraram. A importância dessa conferencia é permitir um dialogo entre as duas áreas e perceber que não necessariamente elas estão em conflito”, explicou.
De acordo com o coordenador do Nupes, nessa quarta-feira,15, o professor, Denis Alexander, bioquímico e neurocientista abordará o polêmico e interessante debate entre Criação Divina e Evolução. “Ele vai defender a tese de que aceitar a ideia da evolução das espécies de Charles Darvin não é negar a existência de um criador”, comentou.
Na segunda-feira, 20, o professor americano Warren Brown vai discutir se são os nossos neurônios que determinam o que fazemos ou se temos liberdade de ação e de pensamento.
Moreira-Almeida ressaltou, ainda, que a aproximação da ciência com a espiritualidade pode trazer bons resultados para a sociedade. “Essa aproximação pode ser vista como uma ferramenta que pode ajudar as pessoas a terem e compreenderem a vida de uma melhor forma, além de garantir uma postura mais respeitosa de ambos os lados”, destacou.
O especialista explicou, também, que o objeto dessa conferência é fazer com que as pessoas evitam visões e explicações simplistas e a ideia de que uma discussão religiosa esteja sempre em conflito com discussão científica, e que elas não possam se dialogar. “são palestrantes com visões e perspectivas diferentes, mas é possível retirar algo respeitoso e proveitoso dessa discussão”, finalizou.
As conferências do VIII Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade da UFJF são abertas ao público, gratuitas, com tradução para o português e não necessitam de inscrição prévia. Os workshops também são gratuitos, mas são em inglês (sem tradução) e necessitam de inscrição prévia.