Os integrantes da Secretaria de Governo (SG) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) se reuniram nessa terça-feira, 14, com representantes de diversas pastas do Executivo, do Conselho Municipal de Políticas Integradas Sobre Drogas (Compid) e da Polícia Militar (PM) para definir ações da nova etapa do “JF+Vida”, o Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas. Entre as estratégias a serem adotadas estão à fusão com o “Crack é Possível Vencer”, programa do Governo federal, e a revisão do plano municipal.
A partir da fusão será restaurado o comitê de integração de políticas sobre álcool e outras drogas, que, segundo o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa Neto, é fundamental para consolidar a proposta, possibilitando a aproximação dos serviços já existentes no município, com relação aos cuidados, autoridade, prevenção e geração de emprego e renda.
O “JF+Vida”, coordenado pela SG, foi lançado em maio de 2014, com objetivo de oferecer alternativas que possibilitem o afastamento das drogas. A primeira etapa do projeto teve como foco a capacitação de servidores que atuam com serviços voltados para dependentes químicos e suas famílias. A formação foi denominada “Diálogos Intersetoriais” e teve o apoio da Secretaria Nacional de Política Sobre Drogas, do Ministério da Justiça (Senad/MJ), juntamente com a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).
Fonte: Assessoria/PJF