Desde a última sexta-feira, 10, trabalhadores de todo o Brasil que tiveram contratos de trabalho encerrados até 31 de dezembro de 2015, estão podendo sacar quantias relacionadas a contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ao todo, 4,8 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro têm direito a sacar o saldo e terão prioridade nas agências entre os dias 10 de Março a 7 de Abril.
Segundo a Caixa, no primeiro dia de saque, 1,4 milhões de trabalhadores sacaram R$1,8 bilhão, sejam em agências, caixas eletrônicos ou lotéricas. Outros R$2 bilhões foram depositados automaticamente nas contas de quem é cliente do banco.
Em Juiz de Fora, as agências funcionaram de 9h às 15h, no sábado, 11, para atender somente questões relacionadas aos saques. O Superintendente Regional Luiz Guilherme ressaltou que o atendimento nos primeiros dias ocorreu dentro do planejamento. “Os primeiros dias foram dentro das nossas previsões, inclusive, abrimos algumas unidades no sábado para agilizar todo o processo. Atendemos com cinco unidades abertas. Estamos focados em atender cada vez melhor os nossos trabalhadores”, comentou.
Dentro da demanda, em Juiz de Fora, foi registrado um grande número de dúvidas em relação a quem realmente tem direito ao saque. “Um fato tem chamado atenção: alguns aposentados que já sacaram o recurso quando se aposentaram, continuam procurando as nossas unidades. Infelizmente, estamos ratificando que eles já sacaram quando se aposentaram. Todos têm o direito de nos procurar, inclusive nesses casos. Estamos abertos para orientá-los”, reforçou.
O superintendente reforçou, ainda, que o objetivo é atender bem o trabalhador e todos os clientes. “Todas as nossas unidades foram planejadas para atender a demanda, são pessoas treinadas para atender a população. O que pedimos é que os trabalhadores levem a carteira de trabalho, o que facilita para sanar todas as duvidas e acessar o saldo”, destacou.
Os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro podem sacar o FGTS até o dia 31 de julho de 2017. Nesta terça-feira, 14, seguindo orientação nacional, as agências da Caixa Econômica Federal em Juiz de Fora abrirão às 9h para atendimentos referentes às contas inativas do FGTS.
CUIDADOS NA HORA DE SACAR O FGTS
Temendo a ação de assaltantes, a Policia Militar (PM) reforçou o patrulhamento próximo a bancos, agências lotéricas e também de terminais rodoviários. Além disso, policiais à paisana se misturaram aos clientes bancários para surpreender a eventual ação de criminosos.
De acordo com o major Marcellus Machado, assessor de comunicação organizacional da 4ª região de Polícia Militar, manter a cautela ao entrar e sair da agência é fundamental na hora de sacar o dinheiro. “O sacado deve chegar com descrição, conferir o valor dentro da própria agência e ao sair, se deslocar direto para a sua residência”, orientou. “Nunca reagir e ligar imediatamente para o 190, descrevendo as características do suspeito para ajudar a policia nas buscas”, completou.
Machado também pede que a população esteja alerta e, sempre que possível, opte por transferir a quantia a que tem direito para outras contas, evitando sacar o dinheiro e não se afastar do caixa com o dinheiro à vista. “O ideal é que o valor seja creditado diretamente na conta, evitando transitar com o dinheiro em mãos”, alertou.
A transferência de recursos do FGTS para qualquer outro banco pode ser feita gratuitamente, a pedido do trabalhador. Ao receber a quantia a que tem direito, conforme o calendário anunciado pela Caixa, o beneficiário deve solicitar que o valor seja automaticamente transferido para a conta indicada por ele, via DOC ou TED.
Outra recomendação do militar é que as pessoas, principalmente idosos, evitem ir sozinhas sacar qualquer quantia, não aceitem a ajuda de estranhos e estejam atentas à movimentação no interior dos estabelecimentos, alertando à segurança, caso desconfiem do comportamento de alguém. “O ideal para o idoso é se deslocar com algum ente querido e manter a descrição”, finalizou.