A segunda etapa do Parlamento Jovem (PJ) 2017 iniciou nessa terça-feira, 07, com uma apresentação elaborada pelos profissionais do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal aos jovens do ensino médio do Colégio São José/ Instituto Vianna Júnior. O objetivo é estimular a formação política dos jovens e conduzi-los a um exercício de participação democrática e relevante para a sociedade. O tema debatido este ano será Educação Política nas Escolas, com três subtemas: Educação Política e Currículo; Interações entre Escolas e Sociedade na Formação Política dos Jovens; Educação Política para uma Gestão Democrática e Participativa nas Escolas.
O coordenador do PJ em Juiz de Fora, Sérgio Dutra, enfatizou que o primeiro contato é fundamental para expor as propostas aos estudantes. “É uma forma de apresentar o PJ, seu público alvo, as atividades e etapas que serão desenvolvidas, e despertar interesse deles em participar”, disse. Nas próximas semanas outras escolas receberão a visita dos profissionais do CAC para apresentação do PJ.
A aluna do 1º ano, Isabela Santos Bastos, 16 anos, gostou da ideia e mostrou interesse em participar. “Participar deste projeto será muito bom, até porque percebo que está faltando este diálogo de política nas escolas. Irei formar minha opinião política sobre o Brasil”, enfatizou.
No total, 65 cidades do Estado de Minas irão participar do Parlamento Jovem, sendo sete delas da Zona da Mata Mineira como Juiz de Fora, Santos Dumont, Carandaí, Leopoldina, Matias Barbosa, Rio Preto e Madre de Deus de Minas.
As escolas participantes de Juiz de Fora são: Colégio São José / Instituto Vianna Júnior, Apogeu, Jesuítas, Tiradentes e Escola Estadual Professor José Freire.
Fonte: Assessoria/CMJF