Livro – A Verdade Vol.10
A sabedoria original e a mente em ilusão
No zen-budismo formulam-se determinadas perguntas aos discípulos para promover-lhes o despertar espiritual. Essas perguntas são do seguinte tipo: “O que vem a ser o ‘agente’ que transforma a carne ingerida pelo homem em organismo humano?”. Quando o discípulo demonstra conhecer esse “agente”, o objetivo é considerado atingido.
Esse “agente” não é ainda perfeitamente conhecido pela ciência, pois é trabalho da misteriosa Vida. Essa Vida é que orienta a força vital capaz de aglomerar e comprimir o gás hidrogênio – cuja natureza seria a de se dispersar – e de realizar um trabalho superior ao obtido em um tubo de ensaio. Ela que comanda as complexas funções do corpo humano.
A Essência do homem é que constitui esse “agente”, isto é, a sua Vida. Usando sua própria sabedoria original, a Vida cria o corpo humano e, no seu interior, cria o mecanismo cerebral que executa um trabalho extraordinário; erra a mente (a qual o bonzo Dooguen chamou de “mente em ilusão”), que emite ordens ao cérebro e que o programa para proteger o organismo, nutrir o corpo e praticar a reprodução com a finalidade de assegurar, com as gerações sucesnvas, a espécie humana.
A Essência não deve ser encoberta pela “mente em ilusão” ou pelo “instinto”
A “mente em ilusão” está relacionada com a acão do cérebro. O apetite, o desejo sexual e o desejo de posse estão ligados ao “instinto” que acompanha o corpo carnal. Não são, portanto, a “imagem original”, isto é, a Essência, a natureza verdadeira do homem. Mais propriamente, são instrumentos do ser humano.
A “mente em ilusão” envolve-se com o apetite, o desejo sexual e o desejo de posse; ela se zanga, ou se entristece; ou se lamenta, ou se enciúma, ou odeia. E, através dessa onda mental negativa, o corpo carnal se manifesta de forma distorcida, e o funcionamento fisiológico fica desordenado por esse processo que o corpo carnal adoece. Na Essência, o homem é perfeito, mas, quando sua natureza verdadeira é encoberta por ondas da “mente em ilusão”, ele manifesta imperfeição; a mente, que é instrumento, parece dominar sobre a natureza verdadeira do homem, que é espírito. Tal situação é de uma inversão semelhante à de um criador de cães que se deixa arrastar por um dos animais criados por ele próprio.
O Verbo (pensamento) está vivo
Todas as coisas existentes no Universo possuem uma forma original mental (pensamento) e manifestam-se aos sentidos físicos em conformidade com essa forma.
Todas as pinturas, esculturas, máquinas, construções ou invenções, sem exceção, se manifestaram primeiramente no mundo mental para, depois, se concretizarem no mundo das formas. E isso não se refere apenas às coisas existentes no mundo dos homens – o próprio Universo é manifestação do “pensamento de Deus”, o qual é conhecido por Verbo (palavra).
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele (Verbo)…”, assim consta na Bíblia, no Evangelho Segundo João. Mas o Verbo (pensamento) está vivo. Por estar vivo é que cria todas as coisas. E por isso é que você deve viver sempre com pensamento de saúde, pensamento de prosperidade, pensamento vigoroso, pensamento puro, pensamento de profundo amor.
Sintonize a emissora da prosperidade
“Estamos em crise, por isso esta loja não prospera”; pensando dessa forma, a loja não pode prosperar porque o pensamento possui força para se concretizar.
Por mais decadente que seja a situação da sua loja atualmente, se você e os empregados mantiverem na mente, constante e incansavelmente, o pensamento de que a loja “já está prosperando”, de acordo com a força de concretização do pensamento e também com a lei mental que diz que “o pensamento atrai coisas semelhantes”, a prosperidade será atraída.
Na Essência (Jisso), você já está provido de toda a prosperidade. De fato, “o programa da prosperidade” já está sendo transmitido, já está no ar; porém, se o seu receptor mental não estiver sintonizado na emissora certa, não poderá receber essa transmissão. Agora, quando você sintonizar seu receptor mental na “emissora da prosperidade” do mundo do Jisso, certamente sua loja prosperará.