O Dia Internacional da Mulher não serve apenas para você dar uma flor a uma mulher que você aprecia ou então enaltecer as conquistas e lutas a quais elas enfrentaram. Esse dia também pode ser marcado por cuidados. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoverá entre os dias 6 e 10 de março, a Semana da Mulher. O principal objetivo é educar e conscientizar a mulher sobre a importância da prevenção de diversas doenças, além de oferecer conhecimento sobre as fases da vida.
O evento conta com palestras de temas variados, como As Fases da Gestação e os Cuidados Especiais com o Bebê, Amamentação, Grupos para Casais, Alterações Hormonais, Métodos Contraceptivos, Planejamento Familiar, Direitos Reprodutivos e Doenças Relacionadas à Mulher.
As atividades são voltadas para mulheres de qualquer faixa etária e também os homens que tiverem interesse. “A ação envolve as mulheres e seus familiares que convivem com as diversas alterações físicas e emocionais”, comentou a gerente do departamento de saúde da mulher Juliane Caixeta.
A gerente ressaltou, também, que a semana da mulher é tradicional, porém, neste ano será a primeira vez que as ações educativas e as diversas fases da vida feminina são o foco do evento. “Percebemos que ao longo dos últimos três anos as orientações não estavam sendo eficientes e as mulheres não voltavam. Neste ano, o objetivo é fazer com que a mulher tenha autonomia de se cuidar, de se conhecer e se sinta melhor”, finalizou.
A Secretaria de Saúde espera receber cerca de 300 mulheres. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas através do telefone (32) 3690-7136 ou pessoalmente no Departamento de Saúde da Mulher (DSM), 6º andar do PAM-Marechal (Rua Marechal Deodoro, 496, Centro).